Negócio da Afonso Pena ganha “Feira Mais Inovadora da América Latina”

negocio-afonso-pena-finit
Negócios, Inovação e Tecnologia (Foto/Afonso Pena)

A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) termina neste sábado (04), no Expominas de BH. Autointitulada “Mais Inovadora da América Latina”, a mostra recebeu 12 alunos da Escola Estadual Afonso Pena Júnior na última quarta (1º).

Os estudantes visitaram e puderam mostrar produto que desenvolvem em projeto de gestão de empresa na instituição de ensino de São Tiago. Em estande dedicado aos são-tiaguenses, foram expostos relógios feitos a partir de discos de vinis, que os próprios alunos confeccionam na Escola.

“Nosso produto foi comercializado e efetuamos algumas vendas, que poderiam ter sido mais promissoras. Embora tenhamos tido muita procura, ficamos prejudicados porque não possuímos maquininha de cartão para fechar o negócio com clientes que passaram por nosso estande. Ao todo, vendemos seis relógios”, contabiliza a vice-diretora da Escola, Beatriz Oliveira.

negocio-afonso-pena-finit
Portas abertas para os negócios (Foto/Finit)

Até a falta de maquininha serviu de aprendizado para os alunos que trabalham com empreendedorismo. Para ganhar o mundo dos negócios, é preciso estar atento às tendências de mercado e ter as ferramentas para enfrentar uma competição na qual os grandes devoram os pequenos. Fato que os estudantes puderam presenciar Finit.

“Isso é importante para os alunos conhecerem todas as etapas que constituem uma empresa bem-sucedida. Na Feira, eles puderam ver coisas novas, vivenciar experiências reais de negócios. Conhecer situações diferentes das quais eles experimentam no projeto de gestão chamado ‘Meu Primeiro Negócio’”, salienta Beatriz.

Alguns espaços da Feira são restritos, mas por estarem credenciados como expositores, o grupo teve entrada livre em todos os pavilhões. A vice-diretora da Escola destaca que essa é uma oportunidade e tanta para que os alunos, por imersão, adquiram um maior conhecimento do mundo business.

“A Feira é sensacional. Ela ambienta tudo de tecnologia, tem robótica, novidades da área de saúde, de gastronomia, trabalhos manuais. Tudo que você puder imaginar, tem nessa Feira. É um sucesso”, arremata a vice-diretora que acompanhou os alunos em BH.

Meu Primeiro Negócio

negocio-afonso-pena-finit
Meu Primeiro Negócio (Foto/Afonso Pena)

O empreendedorismo ganhou força na Afonso Pena com a implantação do projeto “Meu Primeiro Negócio”, criado pelas Secretarias Estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia. Direcionado para o Ensino Médio, o programa tem 30 alunos na Escola são-tiaguense.

A partir de aulas ministradas pelo professor Francismar Elder dos Passos – o Frâncis – os alunos produziram uma espécie de plano de negócios. Ou seja, os estudantes criaram uma empresa com vários setores, desenvolveram um determinado produto para ser colocado no mercado e, até o encerramento do projeto, no final de novembro, eles devem fechar a empresa e dividir os lucros.

“A nossa empresa chama ‘Big Ben’. Especializada na criação de relógios personalizados a partir dos antigos discos de vinil. Os clientes encomendam uma peça e os alunos devem produzi-la ao gosto do freguês”, explica a vice-diretora.

negocio-afonso-pena-finit
Empreendedorismo começa cedo (Foto/Finit)

A empresa será apresentada ao público são-tiaguense durante a Feira de Ciências, nos dias 24 e 25 de novembro. O evento vai contar com um estande exclusivo para o Meu Primeiro Negócio.

Beatriz comenta que, “por enquanto, não existe a pretensão de formalizar a Big Ben, mas em momento futuro, ela pode virar uma empresa constituída com CNPJ e toda documentação necessária”.

Por ser classificada pelo Governo do Estado como uma Escola Polo de Educação Múltipla (Polem), a Afonso Pena foi incluída automaticamente no “Meu Primeiro Negócio”. A única da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei e uma das 58 Escolas de Minas que participam do seleto projeto criado em agosto deste ano.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *