Anatel vai bloquear celulares piratas

anatel-bloqueia-celular-pirata
Piratas serão bloqueados

A Anatel aprovou o bloqueio de celulares irregulares nessa quinta-feira (23). A medida vale para aparelhos piratas.

As notificações de travamento dos dispositivos serão enviadas pela Agência Nacional de Telecomunicação através de mensagens SMS.

Batizado como Projeto Siga, a medida vai afetar aqueles celulares que têm IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou que apresentem outras formas de fraude.

O bloqueio inicia a partir 22 de fevereiro de 2018, em Brasília e Goiás. Em Minas Gerais, no entanto, a Anatel só vai começar a agir em 2019. No estado, serão rastreados aparelhos irregulares que forem habilitados a partir de 7 de janeiro daquele ano.

anatel-bloqueia-celular-pirata
Usuário será notificado por mensagem

As mensagens aos usuários mineiros serão enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019. O impedimento do uso de aparelhos irregulares inicia a partir de 24 de março do mesmo ano.

O bloqueio não afetará os terminais exclusivos para uso de dados (internet). Isso porque não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

A decisão da Anatel prevê que a interação com órgãos de defesa do consumidor e Ministério Público deve ser constante.

Esse contato vai anteceder a fase de encaminhamento de mensagens sobre a adoção de medidas de restrição.

Dados coletados pela Agência demonstram que cerca de um milhão de novos aparelhos entram nas redes das prestadoras todos os meses.

IMEI é alvo da Anatel

anatel-bloqueia-celular-pirata
Como a impressão digital

Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Ele equivale, por exemplo, ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular, como se fosse a digital do dispositivo.

O consumidor deve verificar, antes de comprar um aparelho celular, se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos.

Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

 

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *