Autor Leanddro Rocha estreia na literatura infantil durante programação do Felit

Era uma vez um homem que virou gente grande. Mas ele viajou ao universo infantil para mostrar que bicho-papão não mora dentro do quarto dos pequenos

Livro viaja ao universo infantil e ajuda os pequenos a não ter medo de dormir sozinhos (imagem/divulgação)
Autor revisita universo infantil e ajuda os pequenos a não ter medo do quarto de dormir (imagem/divulgação)

O ator Leanddro Rocha tem um currículo extenso, mas faltava em sua carreira o título de escritor. Faltava, isso porque o morador de São João del-Rei vai estrear no mundo literário com livro “O Quarto Encantado”. O evento acontece no próximo sábado (26), às 18h30, na Taberna do Omar (Largo do Carmo). O lançamento da obra faz parte da programação do Felit.

Ao longo de 22 páginas com ilustrações cheias de cores, Rocha narra a importância do quarto para as crianças e como elas devem lidar com o medo de assombrações que podem povoar a imaginação dos pequenos quando estão sozinhos no escuro.

“O livro fala do quarto de dormir de uma criança solitária. Ele aborda de maneira poética a relação da criança com seu quarto, com objetivo de desmistificar o medo desse cômodo, o medo do dormir sozinho. O livro brinca com a imaginação da criança que terá o quarto como um verdadeiro companheiro”, conta Rocha.

A narrativa, que ele classifica como “prosa poética, nasceu da experiência que teve com a própria filha. “A ideia surgiu quando estava construindo a independência da minha filha. Naquele período, percebi o quão importante seria que as crianças pudessem ver o quarto como o local mais confortável e gostoso da casa, além de ter com ele uma relação de cumplicidade, de refúgio e bem-estar”, completa Rocha.

Novos títulos

Embora Rocha esteja estreando como escritor, ele revela que já há outras obras em processo de revisão, quase saindo do forno para as mãos da criançada. Para ele, o processo criativo perpassa por experiências vivenciadas pelo autor.

“É um processo muito intuitivo e técnico também, por isso tenho estudado roteiro e escrita narrativa. Mas a criação das histórias, em sua maioria, é baseada em vivências, sensações, e também na vontade de falar sobre os diversos sentimentos através do olhar da criança”, enfatiza o autor.

Rocha completa que o “desafio, é manter a mão leve, escrever com técnica, tornar minhas histórias inteligentes e também conquistar leitores a partir do meu estilo de escrita”.

Não por acaso ele considera muito importante o retorno do público. “Um pai de um menino de oito anos disse que o filho leu o livro três vezes. Depois foi para o quarto e arrumou toda a bagunça”.

O livro o “Quarto Encantado” custa R$25 e pode ser comprado no site da editora, na Fanpage da Lero Produções ou na sede da Lero (R. Santo Antônio, 532, Tejuco)

Leanddro Rocha é ator profissional, fonoaudiólogo, especialista em Psicologia, mestre em Letras, com experiência em docência superior nos cursos de Fonoaudiologia, Comunicação Social, Produção Cênica, Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar.     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *