No calorão de dezembro, UFSJ já organiza Inverno Cultural

calorao-ufsj-inverno-cultural-2018
Poeira da Cultura (foto/Inverno Cultural/Bianca Furtado)

O calorão tomou conta das Vertentes no últimos dias, mas para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) já é hora de pensar no friozinho de julho. Isso porque a instituição já anuncia edital para seleção de propostas artístico-culturais remuneradas do Inverno Cultural.

Grupos e artistas podem se inscrever pelo site do evento entre os dias 19 de janeiro e 19 fevereiro. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 4 de abril de 2018.

No ano que vem, a UFSJ celebra a 30ª edição do Inverno Cultural, com atividades que rolam entre 21 e 29 de julho, em São João del-Rei.

Conforme a organização, as propostas devem se conectar a uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do Festival: Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura ou Música.

calorao-ufsj-inverno-cultural-2018
Diversidade de linguagens (Foto/Inverno Cultura)

Entre as atividades, constam vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e oficinas com formações em arte e cultura. Não por acaso o evento de 2018 quer reforçar o protagonismo do público como produtor de cenas que tomam conta do Inverno Cultural.

Pelo edital, além dos palcos, as atividades devem oferecer alguma forma de interação com a audiência, que pode ser por meio de conferências, bate-papos, rodas de conversa ou mesmo oficinas.

“Queremos deslocar o público do papel de consumidor passivo para o de coprodutor de bens artístico-culturais”, explica o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador geral do Inverno Cultural, professor Ivan Vasconcelos.

Calorão do público

calorao-ufsj-inverno-cultural-2018
Feito pela comunidade (Foto/Inverno Cultural)

Desde da edição 2017, as ações do Festival começaram a ser descentralizadas e voltadas para os moradores, acontecendo em nove bairros de São João del-Rei. Além disso, recursos do Festival foram investidos na criação e manutenção de grupos artístico-culturais no Tijuco, Senhor dos Montes e Matozinhos.

“Esse modelo se mantém para a próxima edição e tem o objetivo de intensificar o caráter extensionista do Inverno Cultural, fazendo com que ele seja cada vez mais pensado para comunidade”, afirma a organização.

O formato ressalta a proposta temática do Festival em 2018, que trata da forma de relacionamentos sociais praticados dentro da cultura popular. Isso reforça as tradições culturais já sedimentas na região.

“A UFSJ entra em uma nova fase para a redefinição e continuidade das ações do Inverno Cultural, procurando reforçar a tradição e os laços de integração com a comunidade”, comenta o reitor da Universidade, professor Sérgio Augusto da Gama Cerqueira.

Para esclarecer dúvidas ou buscar mais informações, os interessados podem enviar e-mail para o endereço invernocultural@ufsj.edu.br ou entrar em contato pelo telefone (32) 3379-2510.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *