Caminhos de São Tiago é inaugurado e já pode ser percorrido

Os Caminhos de São Tiago estão oficialmente abertos para quem procura uma rota espiritual em meio aos mares de morros de Minas Gerais

caminhos-são-tiago
Ciclistas de São Tiago cumprem o trajeto de 40 km entre Ritápolis e São Tiago. Eles aprovaram a rota, mas dizem que há trechos “árduos” como o da ponte do Rio do Peixe e São Tiago

No dia do padroeiro (25), São Tiago abriu as portas para o roteiro turístico que leva o seu nome. Oficialmente inaugurado, os Caminhos de São prometem ser um dos principais destinos de visitantes que vêm para Minas Gerais.

Inspirado no caminho espanhol de Santiago de Compostela, a rota mineira tem 274 quilômetros de extensão. Já aberto aos visitantes, o roteiro é um convite à espiritualidade que pode ser vivenciada em 11 cidades que integram destino turístico.

Segundo o gestor dos Caminhos de São Tiago, Marcus Januário, os turistas já podem contratar o roteiro em agências de viagem ou percorrer a rota por iniciativa própria, já que toda ela está sinalizada com 360 totens e 90 placas de orientação.

“Esse é um caminho para todos. A ideia é que funcione como na Espanha, onde os peregrinos seguem por diferentes trechos. Quem cumprir o trajeto de pelo menos oito cidades vai ganhar o certificado de conclusão dos Caminhos de São Tiago”, explica Januário.

O roteiro ainda não está com site no ar. Por isso, interessados devem acessar o Instagram da Trilha dos Inconfidentes ou do circuito Villas e Fazendas. Nessas redes sociais é possível conferir o mapa georreferenciado e ainda solicitar o passaporte dos Caminhos de São Tiago.

Conforme Januário, após a solicitação nas redes sociais, os documentos devem ser retirados nas Secretarias de Cultura dos municípios que fazem parte do roteiro. Cumprido o trecho entre uma cidade e outra, o passaporte será carimbado.

Os caminhos de São Tiago podem ser percorridos a pé, a cavalo, de bicicleta, moto ou carro com tração 4X4. Fazem parte do roteiro Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.  

Clique aqui para saber mais sobre os Caminhos.

Caminhos de São Tiago: economia

caminhos-sao-tiago
Empreendedores precisam investir mais, diz Alessandra

O entusiasmo com a inauguração dos Caminhos não perde de vista os desafios que ainda existem para consolidar o roteiro. Não por acaso a vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Tiago, Alessandra Kelen de Castro, pondera que a inauguração é um dos passos que envolvem a estruturação da rota.

“Temos muito trabalho pela frente e os empreendedores do turismo local têm que investir mais para receber melhor os turistas que já devem começar a chegar. Isso vai alavancar a economia, sem contar que estamos caminhando para o fim da sazonalidade turística, até então concentrada em setembro, na Festa do Café com Biscoto”, afirma Alessandra.

A turismóloga tiradentina Mônica Cardoso Gomes participou da elaboração do plano de trabalho para empreendedores de São Tiago. Para a assessora técnica em turismo, é preciso capacitar diversos setores da economia de forma que eles aprimorem e ampliem a prestação de serviços aos visitantes. Mônica diz ainda que a tendência do turismo é vivenciar experiências autênticas. Por isso, ela aponta que os Caminhos de São Tiago têm muito potencial.

“As pessoas que acreditam que São Tiago não tem vocação turística ainda possuem uma visão de turismo convencional, como aquele que acontece nas cidades históricas. Há uma nova demanda por serviços autênticos, não por um turismo apenas contemplativo. Com isso, o turista quer participar, ter contato com as comunidades locais. E é justamente isso que os Caminhos de São Tiago proporcionam”, enfatiza Mônica.

Inauguração

caminhos-sao-tiago
Prefeito Alexandre cita o escritor mineiro Pedro Nava para falar dos laços entre Minas e Espanha

A cerimônia de inauguração ocorreu durante toda a tarde desse domingo (25). O prefeito Alexandre Vivas recebeu das mãos do executivo de Ritápolis, Higino Zacarias, a placa que o oficializa a abertura dos Caminhos de São Tiago.

Durante o discurso de inauguração, Vivas lembrou que esse 25 de julho tinha comemoração dupla, pelo padroeiro da cidade e pelo lançamento oficial da rota.

O prefeito disse ainda que esse é um dos projetos mais relevantes para o seu governo. Mas enfatizou o papel da sociedade para que os Caminhos de São Tiago sejam ainda mais robustos.

“Entendo que os Caminhos de São Tiago não é um ativo cultural e turístico que pertença apenas à Administração Pública. Ele é das comunidades que, a partir de hoje, têm encontro marcado com os caminhantes que já circulam pela região. Por isso, o protagonismo dessa empreitada depende dos moradores desse pedaço de Minas, hospitaleira por natureza”, completou Vivas.

O ex-prefeito Denilson Reis também participou da inauguração. Durante a live de inauguração, ele reiterou as palavras do atual executivo. Segundo Reis, o processo está apenas iniciando e os empreendedores devem se preparar para receberem os turistas.

“É preciso que a comunidade fique atenta. Ainda não tem nenhuma vitória do ponto de vista econômico. Nós temos uma semente lançada, que já é um passo enorme. Mas é preciso que haja a capacitação ininterrupta de toda nossa sociedade. Por isso, vamos nos organizar, vamos empreender nessa que é uma empreitada enorme”, frisou Reis.  

Também presente no evento de inauguração dos Caminhos de São Tiago, o deputado federal Frederico Escaleira destacou que o roteiro mineiro pode tomar as dimensões do circuito espanhol de Compostela, gerando emprego e renda para os 11 municípios que integram a rota.

“Esse impacto pode vir na linha da fé, da peregrinação, aos moldes de um dos maiores circuitos de fé do planeta que é Santiago de Compostela. Concomitantemente a essa peregrinação, os Caminhos trarão ainda mais desenvolvimento social e econômico para os 11 municípios que estão no trajeto”, concluiu o deputado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem