Campeonato Mineiro entra em campo com novo formato

campeonato-mineiro-novo-formato
Nova fórmula desagrada times da capital

O Campeonato Mineiro mudou de formato. Nas temporadas de 2018 e 2019, a competição terá mais uma fase. As quartas de final voltarão. Elas serão disputadas em jogo único, conforme anúncio feito pela Federação Mineira de Futebol nessa segunda-feira (30).

Semifinal e final rolam em jogos de ida e volta. O time com a melhor classificação tem o mando de campo na partida decisiva. Nessas fases, também prevalece a vantagem da somatória dos placares.

Na primeira etapa, serão mantidas as 11 rodadas. Dos 12 concorrentes iniciais, oito vão para as quartas de final. Os times com melhor campanha conquistam o direito de jogar em casa. No caso de empate, as disputas serão decididas nos pênaltis. As duas piores equipes da primeira fase são rebaixadas.

Campeonato já rende disputa

Cruzeiro, Atlético e América, os três da capital, reprovaram a mudança encabeçada pelo Villa Nova e mais oito times do interior. Em entrevista ao UOL, o diretor de Futebol do Galo, Domênico Bhering classificou a mudança como um “retrocesso”.

campeonato-mineiro-novo-formato
Chocolate do interior

“A fórmula de disputa do Campeonato Mineiro vinha sendo aplicada há anos, com sucesso, e elogiada por especialistas de todo o Brasil. Dessa maneira, entendemos que a decisão de modificá-la representou inegável retrocesso”, reclamou Bhering.

O vice-presidente de Futebol da Raposa, Iltair Machado, também chiou. “Se dependesse do Cruzeiro, manteríamos a fórmula anterior, porque ela, comercialmente, é melhor. Mas sabemos que os clubes do interior se juntaram e prevaleceu a soma na votação”, protestou.

Não é assim que pensam os times do interior. O principal argumento desses clubes é que as partidas de ida e volta aumentam a arrecadação nas cidades onde acontecem esses jogos.

Desde 2010 que o Mineiro não tinha as quartas de final. Em 2018, o Estadual começa dia 17 janeiro e a final está marcada para 08 de abril.

América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democratas (GV), Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova são as 12 equipes que disputam o caneco do Estadual em 2018.

presos-com-grande-quantidade-de dorgas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *