Cartório Eleitoral desmente boatos sobre recadastramento biométrico

cartorio-eleitoral-boato-biometria
Cartório e TRE desmentem boatos

O Cartório Eleitoral de Resende Costa desmente boatos que circulam pela internet sobre prazo final para recadastramento biométrico.

A instituição ainda afirma que são falsas as informações sobre multas para eleitores que não registrarem as digitais para as eleições de 2018.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas quatro cidades mineiras têm recadastramento biométrico obrigatório. Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia. Nesses municípios, os eleitores têm até 09 de fevereiro de 2018 para realizar o procedimento.

Além disso, o TRE informa que não existe multa para quem não cumprir o prazo. Mesmo nas cidades onde a biometria é obrigatória, o eleitor só terá o título cancelado e ficará impedido de votar.

“Os boatos nas redes de que os prazos terminam em dezembro e que o eleitor deveria pagar multa de R$150,00 para regularizar a situação estão levando a vários eleitores a acionar o TRE, inclusive, pelo Disque-Eleitor (148)”, esclarece o site do TRE.

Seção eleitoral

cartório-eleitoral-sao-tiago-resende-costa
Equipe do Cartório de Resende Costa

O que mudou foi o Cartório Eleitoral em que estão registrados os 8.637 eleitores são-tiaguenses. Com a extinção da 256ª Zona Eleitoral, que ficava em São João del-Rei, os votantes são-tiaguenses foram transferidos para a 232ª, em Resende Costa.

Segundo a chefe do Cartório resende-costense, Paula Dias, quase nada deve alterar para os cidadãos que votam em São Tiago.

“O que muda é a nossa administração de eleitores e das eleições, que vão ser reguladas pelo juiz eleitoral de Resende Costa”, comenta Paula.

Por enquanto, quem precisar resolver alguma questão, pode procurar o serviço em São João del-Rei. É que a antiga Zona Eleitoral da cidade foi transformada em Posto de Atendimento. O TRE, no entanto, ainda não determinou se isso será definitivo.

Com rezoneamento, apenas foram redistribuídos os números das seções eleitorais. Mas todas elas continuam no município de São Tiago. Clique aqui para saber qual o número da sua seção.

Em São João del-Rei, o Posto de Atendimento fica no mesmo local, Av. Ministro Gabriel Passos, 340, Centro. Em Resende Costa, a Zona Eleitoral fica na rua Dr. Abeilard, 106, Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *