Cartório Eleitoral de São Tiago muda de SJDR para Resende Costa

cartório-eleitoral-sao-tiago-resende-costa
Equipe do Cartório de Resende Costa

Os 8.637 eleitores de São Tiago agora estão lotados em novo Cartório. Com a extinção da 256ª Zona Eleitoral, que ficava em São João del-Rei, os votantes são-tiaguenses foram transferidos para a 232ª, com sede em Resende Costa.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral resende-costense, Paula Dias, quase nada deve alterar para os cidadãos que votam em São Tiago. “O que muda é a nossa administração de eleitores e as eleições, que vão ser reguladas pelo juiz eleitoral de Resende Costa”, comenta.

No entanto, como o rezoneamento, também foram redistribuídas as seções eleitorais, mas que já estão disponíveis na internet, todas elas em São Tiago.

“Além disso, vamos dar ampla divulgação aos nova numeração das seções para votar. Podemos adotar até um mapa de salas, para que o local seja a mesmo, em todas as eleições”, completa Paula.

Por enquanto, quem precisar resolver alguma questão eleitoral, pode procurar o serviço em São João del-Rei. É que a antiga Zona Eleitoral da Cidade dos Sinos foi transformada em Posto de Atendimento, mas o TRE ainda não determinou se isso será definitivo ou temporário.

Cartório Itinerante

Ainda existe outra possibilidade, a do Cartório Itinerante. Mas com os cortes orçamentários, uma das causas para a diminuição das Zonas Eleitorais, conforme Paula, a itinerância fica mais complicada. Mesmo porque, com o rezoneamento, o Cartório de Resende Costa passou de 12 mil para cerca de 25 mil eleitores sob sua tutela.

cartório-eleitoral-sao-tiago-resende-costa-mg
Quase tudo continua como está

“Ainda estamos estudando essa logística, pois temos apenas três funcionários para cobrir Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Ritápolis e São Tiago. Uma alternativa pode ser o estabelecimento de convênios com as Prefeituras para que liberem ônibus e os eleitores venham até nós”, cogita a chefe do Cartório.

Além de São Tiago e Ritápolis, que passaram para Resende Costa, as Zonas Eleitorais de Barroso e Lagoa Dourada foram para Prados.

Entre os critérios para mudança, o TRE levou em consideração a densidade demográfica, a área territorial, formas de acesso dos eleitores, localização e municípios limítrofes.

Em São João del-Rei, o Posto de Atendimento fica no mesmo local, Av. Ministro Gabriel Passos, 340, Centro. Em Resende Costa, a Zona Eleitoral fica na rua Dr. Abeilard, 106, Centro.  A mudança foi feita pelo TRE em agosto, seguindo determinação do TSE, conforme a resolução 1.039/17.

Clique na imagem para ver maior os novos números das seções

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *