Conceição da Barra de Minas aposta no turismo rural e cultural

festur-conceição-barra-de-minas
Conceição da Barra convida para Festur (Fotos/Filipe Ávila)

Conceição da Barra de Minas quer se tornar um dos principais destinos turísticos das Vertentes. Distante 36 quilômetros de São Tiago, a cidade já se prepara para o 1º Festival de Turismo (Festur). O evento acontece entre os dias 08 e 10 de dezembro.

Embora o foco seja o turismo rural, o Festur tem programação recheada de eventos que resgatam as identidades culturais de Conceição da Barra de Minas. Para receber os visitantes, no dia 08, a Praça Central será iluminada com luzes de Natal e inauguração de Presépio.

Ainda no dia 08, será lançado o projeto “Conheça Conceição da Barra de Minas”. Para fechar a noite do feriado concepcionense, a banda 14 Bis sobe ao palco com a turnê comemorativa de 35 anos do grupo musical mineiro.

O Festur também vai reunir moradores e visitantes no Cortejo da Viração, com concentração às 14h do sábado (09), na Matriz. “O nome ‘Viração’ vem de costume dos anos 60 e 70. Na época, pessoas circulavam a Matriz para paquerar. Depois, encontravam-se atrás (Viração) da igreja de Santo Antônio para namorar”, explica a organização.

festur-conceição-barra-de-minas
Programação inclui show do 14 Bis

O sábado ainda vai ter resgate da culinária local. “A Mostra de Receitas Tradicionais” vai levantar informações e identificar receitas com potencial para comercialização. Uma forma de melhorar a fonte de renda da comunidade.

Já no domingo (10), a bola rola às 9h, no Estádio Municipal. Mais tarde, às 14h, tem som na Praça, mas é o público quem vai escolher o playlist, numa espécie de “peça e ofereça”, como era no passado.

“O Festival faz um resgate cultural do ‘Guadalajara 70 Serviço de Alto Falante’, que funcionava antigamente na comunidade dando avisos em geral. As pessoas tinham o hábito de fazer dedicatórias musicais durante a programação”, explicam os organizadores. Uma peça teatral, às 20h, fecha o 1º Festur.

Conforme o chefe de gabinete da Prefeitura, Fernando Palumbo, o Festur quer conscientizar a população sobre o potencial turístico de Conceição da Barra, o que pode impactar positivamente na economia e salvaguarda da memória local.

“Nosso objetivo é unir a comunidade em torno de um projeto ainda maior, com resultados a médio e a longo prazo. Acreditamos que o Festur possa atrair pessoas dos grandes centros, em busca de novas experiências e de conhecer nossa história e modo de viver”, comenta Palumbo. O Festur é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com outras Pastas do Município.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *