Lenheiro Trail Run une esporte e preservação ambiental

corrida-trail-run-sao-joao-del-rei
Atletas enfrentam 8 KM no Trail Run (Fotos/Marcinho Lima)

Vão até 11 de outubro as inscrições para o “Lenheiro Trail Run”, corrida organizada pela Escola Municipal Dr. Kleber Vasques Figueiras. A competição será no dia 15, com largada às 9h, na Praça Pe. José Antônio de Assis Teixeira, Tijuco (ao lado da igreja de São José).

Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos (menores devem ter autorização do responsável) pelo site “Corridão” ou na própria Escola. Quem optar pelo formulário eletrônico, o valor é de R$27,50. Pessoalmente, a taxa é de R$20 e o horário de atendimento no colégio é de 7h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (32) 3373-1431.

Ao todo, são 250 vagas. Mas se esse número não for preenchido até o dia da corrida, outras pessoas podem se inscrever de 8h às 8h30, horário que antecede a prova. A categoria masculina é dividida em 11 faixas etárias, a feminina segue o mesmo critério.

O percurso conta com 8 quilômetros de prova. Segundo um dos organizadores do evento, Lúcio Silvério, os atletas enfrentam um trajeto de 2 quilômetros urbanos. Os outros seis serão em estradas de chão e trilhas na Serra do Lenheiro.

corrida-trail-run-sao-joao-del-rei
Belas paisagens esperam os corredores

Para garantir a segurança dos corredores, Silvério diz que o Corpo de Bombeiros estará presente na largada. Uma ambulância vai ficar posicionada no início da trilha. Ao entrar na Serra, os atletas serão acompanhados pelo Exército, Escoteiros e estudantes de Educação Física, que vão indicar o caminho (veja o vídeo abaixo).

Os cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino levam troféu para casa. Os três vencedores de cada faixa etária também recebem troféus. Ganham medalhas os atletas que cumprirem os 8 quilômetros e concluírem a prova em, no máximo, 1h40 após a chegada do primeiro corredor. O tempo será cronometrado em chip eletrônico colocado no números de identificação de cada atleta.

Corrida e ecologia

corrida-trail-run-sao-joao-del-rei
Preservação ambiental é uma das bandeiras do evento

Apesar de ambientar belas paisagens, o circuito teve que ser alterado por conta da poluição. Segundo a vice-diretora da Escola, Luciana Resende Moreira, “há trechos em que o esgoto urbano cai diretamente na Serra do Lenheiro, então tivemos que rever o trajeto”, conta.

Além do incentivo ao esporte, Luciana salienta que a corrida também quer chamar atenção dos alunos e da comunidade para a preservação ambiental. Principalmente o Córrego do Lenheiro, outro destino do esgoto da cidade.

“Ao longo do ano letivo, montamos um projeto pedagógico de conscientização e defesa da Serra e do Córrego. Na apresentação de 07 de setembro, levantamos essa bandeira. O objetivo foi chamar a atenção para que esses locais virem Áreas de Preservação Permanente”, afirma a vice-diretora.

A Escola reúne alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os pequenos já participaram de palestras sobre o Lenheiro e fizeram caminhadas na Serra. Isso resultou num concurso de desenhos. Os trabalhos serão expostos durante o Trail Run e julgados pela comunidade.

Além desse movimento dentro da Escola, ainda haverá a “Corrida Kids” para alunos e demais crianças com idade mínima de 7 e máxima de 14 anos. Para os pequenos, o trajeto é de 400 metros nos arredores do colégio e as inscrições são gratuitas.

A Dr. Kleber já promoveu duas corridas, mas esta é a primeira na qual a Serra do Lenheiro integra o itinerário. A pretensão dos organizadores é que o evento continue nos próximos anos.

Um comentário em “Lenheiro Trail Run une esporte e preservação ambiental

  • 6 de outubro de 2017 em 14:49
    Permalink

    Parabéns pelo texto. Aguardamos os corredores da Equipe “Corredores para sempre” de São Tiago. E demais equipes da região.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *