Cultura & Cidadania continua em Barroso

cultura-cidadania-de-barroso-aprovado-em-editais
Cinema é destaque no Cultura & Cidadania

O projeto Cultura & Cidadania emplaca mais dois editais de financiamento público e continua as atividades em Barroso neste restinho de ano e pode captar recursos para nova empreitada em 2018.

Pelo edital da Codemig e do Governo mineiro, a Vitral Bureau Cultural, proponente do projeto, conquistou recursos para o “Especial Cinema no Bairro”. A sétima arte vai se espalhar em diferentes pontos de Barroso, entre 25 e 28 de outubro. A programação completa ainda não foi divulgada.

Outra aprovação foi na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agora, o proponente deve captar recursos junto a empresas que podem repassar parte do ICMS devido ao Estado para projetos culturais. A etapa de captação vai até 31 de dezembro e os recursos serão investidos em 2018.

Coordenador do projeto Cultura & Cidadania, Daniel Vitral, destaca que as empresas que aderem ao programa de incentivo cumprem uma função social que vai além do caráter econômico responsável por gerar emprego e renda nas comunidade onde estão localizadas.

“A empresa incentivadora se destaca das demais, pois amplia a forma como se comunica com seu público, solidifica a imagem institucional, dá visibilidade à sua marca, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade, valorizando a cultura”, enumera Vitral.

Cultura & Cidadania

cultura-cidadania-barroso-aprovado-em-leis-de-incentivo
Democratização da cultura em Barroso

O projeto já existe em Barroso desde setembro de 2016. O objetivo é a promoção da cultura, em todas as suas manifestações, de forma contínua e sistemática ao longo do ano, rompendo com o padrão atual de evento em uma única temporada ou semana.

Além disso, Cultura & Cidadania desterritorializa locais da arte, ao levar as atividades para diversas localidades de Barroso. E mais, os cursos oferecidos formam mão de obra para atuar dentro e fora dos palcos, além de movimentar a economia da cidade o ano todo.

Segundo os coordenadores, entre setembro de 2016 e o mesmo mês de 2017, o programa atingiu 10 mil pessoas, com atividades voltadas para públicos de diferentes faixas etárias.

No período, foram 12 apresentações de teatro, música e circo; 13 oficinas com 260 alunos certificados; 36 sessões de cinema de longa metragem; 39 exibições de curtas metragens; cortejos e bate-papos.

Um comentário em “Cultura & Cidadania continua em Barroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *