Acabei o ensino médio, e agora? Qual curso superior escolher?

curso-superior-saiba-como-escolher
Que passo dar?

De uma hora para outra sua rotina mudou. Antes, o relógio – ou celular – despertava cedo, você acordava, lavava o rosto, tomava o café e seguia para o colégio. Durante os intervalos das aulas, conversava sobre um crush ou uma baladinha.

Mas isso vai mudar, não é mesmo? Agora sua cabeça está preocupada com o curso superior. Tudo parece obscuro e você não sabe que caminho seguir. Fique calmo, milhares – ou milhões – de jovens têm as mesmas dúvidas que vocês.

Para ajudar na sua escolha, separamos algumas dicas que lhe vão ser muito úteis nessa nova jornada. O primeiro passo é não se desesperar. Leia com calma este post e você verá que a escolha não é tão difícil quanto parece!

Sei fazer

curso-saiba-como-escolher
E agora, José?

Um ponto fundamental nessa escolha está ligado às suas habilidades. Não adianta nada querer fazer arquitetura se você mal consegue desenhar um círculo. A escolha do curso superior deve estar ligada àquilo que você sabe fazer.

Se você é daquelas pessoas destemidas, que conseguem a empatia de qualquer animal de primeira e não desmaia ao ver uma gota de sangue, que tal pensar em Medicina Veterinária ou Zootecnia?

Existem excelentes Universidades Federais especializadas nesses cursos. Eles vão ajudar a lapidar um talento que você tem, mas, até então, não havia pensado em transformar em profissão. Fique esperto, isso é um bom começo.

É claro que a escolha da profissão não pode ser feita com base apenas em suas habilidades pessoais. Você também tem que observar suas afinidades com determinados conteúdos. Continue a leitura que nós vamos lhe ajudar!

Eu gosto

curso-saiba-como-escolher
Quais são minhas habilidades?

Provavelmente você ainda está um pouco perdido. Um conselho que pode lhe ajudar na escolha do futuro é justamente voltar ao passado. Quais as matérias você mais gostava? Português, Matemática, Ciências?

Tome como ponto de partida as disciplinas que você mandava bem. Não só por conta das notas, mas pelo prazer em realizar as atividades específicas de cada área. Nem sempre boas notas estão ligadas às suas afinidades.

Um exemplo? Você escrevia redações de tirar o fôlego e sempre conquistava a pontuação máxima. Mas isso não deve ser o único critério para decidir que faculdade fazer.

Não imagine que um bom texto vai ser garantia de sucesso num curso de marketing. Para se formar nessa área, você tem que gostar de números, ter afinidade com eles, caso contrário, irá desistir logo no início.

Se for esse o seu caso, elimine cursos que contenham na grade horária matérias de cálculo. Viu como está ficando mais fácil fazer sua opção? Nesse terceiro item você se sentirá mais seguro para decidir o que fazer.

Curso que quero e posso

curso-saiba-como-escolher
Avalie bem e com calma

A escolha por eliminação não é suficiente. Também é preciso levar em conta os seus interesses pessoais. Você ainda é bastante novo e tem uma vida inteira pela frente, o curso superior é apenas a porta de entrada para o mercado de trabalho.

No entanto, essa escolha deve ser bastante sóbria. Afinal de contas, você vai investir tempo, sonhos e muita cuca até ter o diploma nas mãos. Se você quer ser um médico, não adianta nada ter o pânico mais profundo ao ver uma injeção.

Você quer, no entanto, não pode cursar Medicina. Mas se seus interesses estão ligados ao mundo fitness, por exemplo, você pode mandar muito bem em Educação Física. Só não deixe de dar uma espiada nas melhores faculdades para não entrar numa fria.

Ainda é importante que você dedique um tempo para reflexões futuras. Não custa dar um google sobre tendências de mercado, salário e carreira. Isso, sem dúvida, vai pesar no futuro.

Depois de avaliar suas habilidades, áreas de interesse e afinidades, ouça os mais velhos. Eles têm bagagem que vão além do mimimi e informações que podem lhe ser úteis. Ajuda de profissionais como psicólogos também é bem-vinda.

Aposto que tem uma galera indecisa como você. Se este post lhe ajudou, também pode ajudar seus amigos. Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *