Delta em São João del-Rei: dois casos são confirmados

Cidade vizinha a São Tiago, São João del-Rei já tem dois casos de Delta. Eles foram confirmados pelo governo do Estado nessa sexta (27). A tendência é que a nova variante se espalhe mais rápido

delta são joão del-rei
Nova cepa é mais transmissível que as anteriores

O painel de monitoramento de variantes do governo do Estado confirma dois casos da linhagem Delta em São João del-Rei. A atualização do sistema foi feita nessa sexta (27).

Ao longo da semana, ocorrências na Zona da Mata, especialmente em Juiz de Fora, já indicavam a chegada do novo tipo do coronavírus na região.

Não por acaso, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse em coletiva de imprensa, na quinta-feira (26), que a Delta já é predominante em Minas Gerais.

“A Delta representa um novo capítulo para a pandemia. Em números absolutos, a quantidade é baixa. Mas, proporcionalmente, a Delta é variante que mais cresce em Minas Gerais”, destacou o secretário.

Na quarta (25), o painel indicava 94 ocorrências da Delta. No entanto, São João del-Rei ainda não constava na lista de cidades com a variante.

Mas, com a atualização, o município vizinho a São Tiago entrou para o mapa da Delta. Além disso, os casos em Minas chegam a 102 neste sábado (28).

Por enquanto, entre os 18 municípios da microrregião, São João del-Rei é a única cidade que apresenta incidência da variante Delta. Mas podem haver mais casos.

Isso porque a detecção da variante só é possível com exames de sangues. Além disso, o governo do Estado coleta e analisa apenas 200 amostras por semana, em toda Minas Gerais.

A Delta também mudou os sintomas da covid. Conforme especialistas, entre as queixas mais comuns dos pacientes estão dor de cabeça, coriza (nariz escorrendo), dor de garganta e febre.

Com as outras variantes, havia mais incidência de tosse, perda de paladar e de olfato, dizem os médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem