Delta predomina em Minas Gerais, diz secretário de Estado de Saúde

Secretário de Estado de Saúde confirma que Delta já predomina em Minas Gerais. Ele disse ainda que os números da variante devem crescer ainda mais na semana que vem

Delta predomina em Minas Gerais
Delta é a cepa que mais circula em Minas

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta (26) que a variante Delta já predomina em Minas Gerais . Além disso, ele informou que o estado já tem 101 casos da variante, com duas mortes.

“A Delta representa um novo capítulo para a pandemia. Em números absolutos, a quantidade é baixa. Mas, proporcionalmente, a Delta é variante que mais cresce em Minas Gerais”, destacou o secretário.

Ele disse também que por semana são coletadas 200 amostras do coronavírus. “Entre elas, a Delta já predomina em Minas Gerais”.

As análises são feitas pela FUNED e UFMG e apenas exames de sangue permitem identificar o tipo de variante.

Além disso, Baccheretti afirmou que os números da Delta devem aumentar a partir da próxima semana.

Conforme o secretário, as regiões Central e aquelas que fazem divisa com Brasília e Rio de Janeiro serão as mais afetadas.

Transmissão comunitária

reforço e vacina para adolescentes em minas
Preocupação maior é com idosos

Apesar de destacar essas regiões, o secretário lembrou que a Delta já apresenta transmissão comunitária em Minas Gerais. “Por isso, não é mais possível isolar os positivados”, afirmou Baccheretti.   

Conforme o secretário, a maior preocupação é com os idosos. Por isso, eles devem começar a receber o reforço da vacina a partir da semana que vem. O mesmo será feito com pessoas com doenças que atrapalham a defesa do corpo.

Apesar do cenário ser preocupante, Baccheretti ponderou que hospitais de Minas Gerais ainda não sofrem pressão. O secretário argumentou ainda que Delta deve diminuir a partir de novembro.

“A partir desse mês, entre 70% e 80% da população total de Minas já deve estar completamente imunizada, o que vai diminuir a circulação da Delta”, garantiu o secretário.

Por fim, Baccheretti reiterou que as pessoas devem manter as medidas de prevenção já adotadas, além de voltarem para fazer a segunda dose da vacina.     

2 thoughts on “Delta predomina em Minas Gerais, diz secretário de Estado de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem