Educomunicação está em pauta na UFSJ

Educomunicação-evento-ufsj
Sala de aula e Mídia

Educomunicação. Esse o tema do livro “Transdisciplinaridade & Extensão: Signos da Educomunicação no Brasil”. Ele será lançado em versão digital na próxima quarta (27), às 17h, no Centro Cultural da UFSJ (próximo ao Largo do Carmo).

A obra reúne coletânea de artigos sobre Educomunicação e sua expressão no Brasil. Esse é um campo que tem ganhado força nos últimos anos e procura reforçar a Comunicação como método e ferramenta para promover um nova dinâmica na sala de aula.

“A Educomunicação é um campo teórico-prático que propõe um conjunto de ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos para ampliar a capacidade de expressão das pessoas num espaço educativo”, explicam os autores e organizadores da obra.

O livro foi idealizado pelos professores membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educomunicação da UFSJ, Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José de Andrade e Orlando José de Almeida Filho.

Educomunicação, o evento

Palestras e oficinas acontecem dia 28

O lançamento do livro abre o evento “Educomunicar para refletir e mobilizar”, que concentra uma série de oficinas sobre Educomunicação no campus Dom Bosco da UFSJ, na próxima quinta (28). A programação cria um diálogo entre o magistério e os produtos midiáticos.

Os workshops oferecem atividades que integram a prática docente em escolas de nível fundamental e médio e o uso de meios de comunicação para fortalecer o processo de formação de alunos na sala de aula. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

O evento conta ainda roda de conversa com o professor e pesquisador da USP, Ismar de Oliveira Soares, às 17h, no prédio do Jornalismo (Ctan).

Já às 19h, Soares promove a palestra “Educomunicar para refletir e mobilizar”. A conferência é no anfiteatro do mesmo campus.

Segundo a organização, “o evento mobiliza e incentiva a reflexão com a comunidade acadêmica, professores da rede pública e estudantes sobre a Educomunicação e sua integração com outros saberes e práticas, a fim de otimizar as oportunidades de trocas de conhecimentos”.