Escola Estadual Henrique Pereira Santiago ganha prêmio do Estado

A Escola Estadual foi a única da Superintendência de Ensino de São João del-Rei na lista das vencedoras do “Escola Transformação”. Comunidade escolar está orgulhosa pela condecoração

escola-estadual
Reconhecimento do esforço

A Escola Estadual Henrique Pereira Santiago recebeu o prêmio “Escola Transformação” dado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). O anúncio da menção honrosa foi divulgado nessa quinta (8).

Conforme SEE, “o prêmio tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das unidades escolares no processo de melhoria da qualidade do ensino”.

Para chegar ao resultado da primeira edição do prêmio, a SEE contabilizou o índice de acessos de professores e estudantes ao Conexão Escola (plataforma digital de atividades escolares) no período de um mês.

A Henrique Pereira foi a única escola da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei a ganhar o prêmio. Fato que enche de orgulho a diretora da instituição de ensino, Fabiana Avelar.

“O prêmio é muito importante, pois reconhece o trabalho de todos os profissionais da Escola nesse tempo de pandemia”, afirma a diretora. Ela lembra ainda o ensino remoto conecta quem não pode estar junto.

“Nós não medimos esforços para chegar até os alunos, com vídeos, atividades no Conexão Escola. Enfim, todo mundo muito empenhado para não perder os vínculos com os alunos”, ressalta Fabiana.

Escola tecnológica

Novas tecnologias une quem foi separado pela pandemia

O reconhecimento da SEE também é motivo de orgulho para a professora do 2º ano da Henrique Pereira, Cristiane Pereira Thompson. Ela conta que a insegurança do início da pandemia foi superada por uma experiência exitosa.

“Nós descobrimos que precisávamos chegar aos alunos com as ferramentas que tínhamos, o que se tornou mais fácil quando o Estado implementou os Planos de Estudos Tutorados e as novas plataformas digitais”, comenta a professora.

Apesar do desafio inicial, Cristiane afirma que o trabalho é “gratificante e muito satisfatório”. Isso porque as novas tecnologias permitiram que a escola chegasse aos alunos de forma efetiva.

“É muito bom ver o retorno dos alunos, da família, todos eles interagindo pela aprendizagem das crianças. O prêmio reforça que o esforço vale à pena e reconhece que temos uma equipe muito unida atuando para levar a educação de maneira produtiva para nossos alunos”, enfatiza a professora.

Pais

escola estadual
Escola dentro de casa

A pandemia também alterou a vida de pais de alunos, responsáveis por estabelecer uma rotina de estudos em casa. Exemplo disso é Gisele Neves, mãe de duas estudantes da Henrique Pereira.

De uma curiosidade inicial sobre como seria o estudo remoto, Gisele se viu já interagindo com os profissionais da Escola para garantir uma educação de qualidade para as filhas.

“Antes do Conexão Escola e do Google Meetings, nossa ferramenta era o WhatsApp. Sempre tivemos o suporte dos profissionais e isso facilitou muito pra gente”, relata Gisele.

A mãe conta ainda houve uma adaptação do espaço de casa para ambientar as filhas à rotina escolar. Por isso, Gisele faz questão de destacar a condecoração da SEE.

“Foi um prêmio mais que merecido. Pais, alunos e profissionais transformaram algum espaço de casa em um cantinho de estudos. Nós, realmente, estamos envolvidos para a educação continuar”, finaliza a mãe.

3 thoughts on “Escola Estadual Henrique Pereira Santiago ganha prêmio do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem