Escolas de portas abertas

escolas-vem-sao-tiago-mg
Alunos, família e funcionários por uma educação de qualidade (Fotos/acervo das escolas)

Já estão abertas as inscrições para aqueles que abandonaram os estudos e querem voltar para Escola em 2018. Os interessados têm até 25 de novembro para preencher a matrícula eletrônica disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Após efetuar a inscrição por meio do formulário virtual, a pessoa será encaminhada a uma unidade escolar próxima de casa e terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.

A Virada da Educação Minas Gerais (VEM) é direcionada especialmente para as pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e que desejam retornar para o ensino regular ou para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A primeira edição da VEM foi realizada em 2015 e, a cada ano, ela reúne comunidades escolares para mostrarem trabalhos e incentivarem o retorno de quem está do lado de fora.

VEM nas Escolas

escolas-são-tiago-vem
Noite da Família

Em São Tiago todas as escolas estaduais promoveram atividades relacionadas à VEM. Embora a data oficial tenha sido último sábado (23), os trabalhos se estenderam ao longo da semana anterior.

Na Afonso Pena Júnior, que reúne os anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio, diferentes segmentos se juntaram durante a “Semana em Movimento”, que fez um diagnóstico completo da vida escolar.

No sábado, houve a culminância da VEM com o evento “Família na Escola”. Em encontro à noite, familiares dos estudantes conheceram os diagnósticos escolares, participaram de palestra sobre drogas, trocaram cartões com os estudantes. A noite terminou com um jantar.

Na Estadual Henrique Pereira Santiago, que conta com os anos iniciais do Ensino Fundamental, a Vem também realizou o Família na Escola. Os pais ou responsáveis pelos alunos assistiram à peça teatral apresentada pela turma de inclusão e número de dança.

Em seguida, os mais velhos se juntaram aos pequenos e participaram de oficinas de artesanato nas salas de aula. Teve minicurso de colagem, dobradura, modelagem e mosaico. O trabalhos serão expostos na Feira de Ciências, dia 28 de outubro.

escolas-vem-sao-tiago-mg
Pequenos apresentam espetáculos

Já na Escola Estadual de Mercês de Água Limpa, que conta com os Ensinos Fundamental e Médio, a semana foi de estruturação de projetos. Entre eles o de “Resgate”, que trabalha dificuldades de conteúdo dos alunos; “Intervenção”, preparatório para provas externas e “Ler a Escola”, quando alunos se reúnem sem intervenção de professores e elaboram demandas e propostas para serem implantadas na Escola.

O resultado dos projetos também foi apresentado no sábado. Mas como a data coincidiu com a festa de aniversário e da padroeira de Mercês de Água Limpa, uma nova apresentação está marcada para semana que vem, para que mais pessoas possam participar.