Exposição fotográfica em São João del–Rei convida a diferentes sensações

Da fotografia, emergem os sentidos (Fotos: Thiago Morandi)
Da fotografia, emergem os sentidos (Fotos: Thiago Morandi)

Não basta o olhar. As imagens podem provocar diferentes sentidos no corpo. Essa é a proposta de mostra fotográfica instalada no Museu Regional de São João del-Rei

O fotógrafo são-joanense Thiago Morandi exibe a exposição “Os 5 Sentidos do Patrimônio” no Museu Regional (R. Marechal Deodoro, 12, Centro) até o dia 29 de maio. Essa é a primeira mostra individual de Morandi, que trabalha com manifestações culturais, religiosas, históricas e paisagens icônicas.

Ao todo, as 22 imagens de Morandi dialogam com o patrimônio material e imaterial de São João del-Rei, Tiradentes e região. A visitação a esse universo dos sentidos é gratuita e funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

Na busca de sensações que as imagens podem causar no corpo, Morandi vai além da teoria fotográfica. Enquanto estudiosos determinam que a fotografia tem duas dimensões, altura e largura, para Morandi, o registro imagético pode se unir a outros sentidos e provocar diferentes percepções entre o público.

“As imagens do patrimônio aguçam os demais sentidos. Podem lembrar um barulho, um cheiro, uma textura ou mesmo um paladar experienciado que é evocado nas minhas fotografias. As imagens não estimulam só o olhar, mas toda uma percepção corporal”, explica Morandi.

A instalação conta ainda com projeções, interatividade por meio de áudio, textos, e uma plataforma web, na qual é possível explorar em maiores detalhes os temas retratados.

Thiago Morandi nasceu em 1989, é jornalista pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), fotógrafo, videomaker e desenvolve trabalhos com mídia e comunicação.

Possui publicações em diversos jornais de grande circulação, anuários de fotografia no Brasil e Portugal, exibições de filmes na Colômbia e em grandes Festivais de Cultura e Cinema.

Reportagem: Douglas Caputo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *