feira-boa-zona-aniversário
Feira recebe públicos variados (Fotos/Feira da Boa Zona)

A Feira da Boa Zona comemorou o 1º aniversário no último sábado (11). Mesmo com a chuva, visitantes passaram pelo local que há um ano se revitalizou e abriga, no segundo sábado de cada mês, cerca de 25 expositores.

Antigo reduto boêmio de São João del-Rei no século 19, a atual Rua Marechal Bittencourt, no Centro Histórico da cidade, ambientava bares e tavernas, daí a designação primeira de Rua da Cachaça.

Junto das beberagens, o local ainda ensejava relacionamentos libertinos, o que rendeu à via o nome de Rua da Zona. A união entre Cachaça e amores fáceis, acabou por também designar o ambiente como Rua da Alegria.

feira-boa-zona-aniversário
Nova utilização do espaço

Alegria que renasceu sob um novo formato em 2016. A Marechal Bittencourt abriu espaço para artistas, designers, sebos, brechós, antiquários, produtores de comidas artesanais, de bijuterias e ceramistas exporem seus trabalhos.

Uma das idealizadoras da Feira da Boa Zona, Flávia Frota, destaca que o evento mensal trouxe um sopro de vida ao local que passava meio desapercebido entre dois cartões postais são-joanenses, o Solar da Baronesa e o Largo do Carmo.

“A ideia original era oferecer para a comunidade e turistas uma opção de entretenimento no Centro Histórico, durante o final de semana. Também queríamos desmitificar o imaginário negativo relacionado ao passado da Rua”, afirma Flávia.

Não por acaso a Feira logrou êxito e a nova forma de utilização do espaço da Marechal Bittencourt é referência para o comércio artesanal além de ponto de encontro para conversa, troca de ideias, conhecimento. Tudo isso com muita alegria, como de costume no local.

 

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *