Festival celebra cultura italiana em SJDR

festival-gastronomia-italiana-sao-joao-del-rei
Delícias são preparadas na hora (Fotos/Divulgação)

Tarantela, macarronada, queijos, pizzas e vinhos. O “2º Festival de Gastronomia Italiana – Colônia Viva” – prepara os últimos ingredientes para a festa ítalo-brasileira entre os dias 12 e 15 de outubro, no Aeroporto Municipal de São João del-Rei. A entrada é gratuita e os visitantes só pagam pelo que consumir (veja programação abaixo).

O Festival reúne descendentes de italianos que se estabeleceram nas colônias são-joanenses do Bengo, Felizardo, Giarola, Marçal e Recodendo. Eles mantiveram costumes dos antepassados e até hoje produzem hortaliças, legumes, frutas e massas como no país europeu.

Os primeiros italianos chegaram a SJDR em 1888. Na bagagem, eles trouxeram especialidades das cantinas das nonas, que rapidamente ganharam o gosto dos brasileiros. Não por acaso a culinária italiana é uma marcante representação étnica na Cidade dos Sinos.

“O evento reforça a importância dos imigrantes italianos como construtores de uma história, de uma interação gastronômica e cultural com SJDR. O Festival ainda divulga o roteiro agroturístico ‘Colônia Viva’, que integra propriedades rurais localizadas nas colônias são-joanenses”, explica a organização do evento.

Para fortalecer os vínculos entre as culturas brasileira e italiana, serão realizadas oficinas gratuitas ligadas à gastronomia. Qualquer pessoa pode se inscrever, inclusive profissionais do ramo. Para isso, os interessado devem enviar um e-mail para vertentesculturaleventos@gmail.com

Festival de cultura e sabores

festival-gastronomia-italiana-sao-joao-del-rei
Sabores transatlânticos

Durante o Festival, os chefs pizzaiolos Maestro Mário Tacconi, Felipe Leroy, Renâ Souza (os três de São Paulo) e Martinho Caetano (Santos Dummont) vão preparar discos fresquinhos que prometem surpreender o público. Eles ainda vão dar dicas de receitas para os presentes.

A Feira Italiana, que também faz parte do Festival, traz tentações como queijos, massas e vinhos, além de artesanato produzido pelos colonos que moram em São João del-Rei. Os produtos serão comercializados durante o evento.

Uma mostra artística ainda será ambientada no Aeroporto. A exposição “Volare Nel Blu Dipinto di Blu”, do ítalo-brasileiro Guido Boletti, homenageia canções e composições do cantor italiano Domenico Modugno.

A programação conta com apresentação da Sinfônica do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Clube da Seresta, Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco, Magnata’s Show – com Mário Ribeiro e o espetáculo de dança “Tarantela Folclórica”.

Programação Festival

festival-gastronomia-italiana-sao-joao-del-rei-programacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *