Hackers atacam computadores em todo o mundo

alerta-sobre-bad-rabbit-novo-ransomware-hackers
Cibercriminosos voltam a atacar

Hackers provem mais um ataque virtual que coloca em risco computadores de todo o mundo. Ele vem em forma de uma mensagem para atualizar o programa Adobe Flash Player. É só não continuar o procedimento para garantir a segurança.

Caso algum site solicite a atualização do Flash Player para ver um vídeo ou ter acesso a algum conteúdo, descarte imediatamente. Ao clicar no botão “Instalar”, o download de um arquivo é iniciado e com ele vem o vírus (malware).

O arquivo infectado que bloqueia dados dos computadores é o Bad Rabbit. Ele criptografa dados da vítima, bloqueia o acesso à máquina ou a determinados arquivos e exige o pagamento de resgate para entregar a chave de decodificação que libera o acesso aos dados. Mas não há garantias que o pagamento vai devolver o conteúdo raptado.

A iniciativa começou na Rússia e na Ucrânia e ganhou força na terça-feira (24), causando atrasos no aeroporto ucraniano de Odessa e afetando vários meios de comunicação na Rússia, incluindo a agência de notícias Interfax e Fontanka.ru.

Horas depois, o ataque afetou o sistema de metrô em Kiev, na Ucrânia, o que gerou um alerta para outras empresas de serviços de massa e finanças na região. No Brasil, empresas do setor de comunicação e de outras áreas alertaram para presença do vírus na manhã desta quarta-feira (25).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *