Jornada do Patrimônio está com inscrições abertas

A Jornada do Patrimônio é uma das ações que os municípios podem adotar para pontuar no ICMS Cultural. Atividades devem ter foco na preservação patrimonial

Jornada do Patrimônio
Cultura popular é contemplada pela Jornada

Os municípios têm até 10 de agosto para se inscreverem na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O formulário de inscrição está disponível no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Segundo o Iepha, a Jornada “propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória”.

As atividades devem ter como foco a preservação patrimonial. Por isso, podem ser realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, encontros de grupos de cultura popular (capoeira, congado, folia de reis), visitas guiadas, publicações, atividades de mediação e educação patrimonial.

Em virtude da pandemia, o Iepha vai permitir que as atividades sejam realizadas de forma presencial ou virtual. Isso porque o Instituto levará em consideração as regras municipais de enfrentamento à covid-19 que estiverem em vigor.

“As Jornadas, como parte da solução criativa ao isolamento imposto, fazem com que a ação de cada comunidade transborde seu território, contribuindo para o reconhecimento de que Minas são muitas ao nos aproximar das diversas faces das Gerais”, diz o presidente do Iepha, Felipe Pires, sobre a virtualização dos eventos.

Na edição de 2021, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”. Ela comemora o Dia do Patrimônio Cultural, os 50 anos do Iepha e os 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural.

Jornada

jornada do patrimônio
Bem imateriais também fazem parte do patrimônio

As atividades culturais propostas vão passar pela avaliação da comissão organizadora. Os municípios que tiverem a adesão à Jornada aprovada e que comprovarem a realização das ações terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009. Ela se inspirou na experiência das Journées du Patrimoine, criado na França em 1984.

Nas últimas edições da Jornada do Patrimônio, mais de 1,5 mil proponentes promoveram cerca de 3,5 mil ações que abordaram diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Mais de 600 municípios mineiros já realizaram eventos da Jornada.

One thought on “Jornada do Patrimônio está com inscrições abertas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem