Mesários voluntários são convocados pela Justiça Eleitoral para eleição 2018

mesarios-eleiçoes-inscriçoes
Trabalho cidadão

A Justiça Eleitoral está convocando mesários voluntários para trabalharem nas eleições gerais de 2018. O interessados devem fazer a inscrição on-line, por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.

Cabe ao mesário também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.

Para exercer a função de mesário são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral e com formação em nível superior.

Não podem ser mesários candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva; autoridades, policiais e funcionários de confiança do Executivo; do serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Mesários: benefícios e regras

mesarios-eleiçoes-inscriçoes
Parte da história

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário será multado. O primeiro turno acontece dia 02 de outubro, o segundo, dia 30.

Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) do TER-MG, o trabalho dos mesários garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições.

“Participar de uma eleição como mesário voluntário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do país”, defende a Ascom.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *