meu-primeiro-negocio-inscricoes
Negócio na prática (Foto/ Gabriel Maciel/Sedectes)

Meu Primeiro Negócio. Esse é o nome do programa de empreendedorismo que o Governo de Minas vai implantar em 650 escolas de todo o estado. As instituições de ensino interessadas têm até 11 de fevereiro para fazerem as inscrições.

As ações de formação do programa são voltadas para estudantes do Ensino Médio. Baseado no método “aprender fazendo”, o Primeiro Negócio permite que jovens experimentem práticas em economia, gestão e operacionalização de empresas durante 12 semanas.

As atividade são extracurricular e ocorrem no contraturno das aulas regulares. Os grupos são de 40 alunos. Eles têm a missão de desenvolver um projeto que contemple a criação, produção, venda e balanço de todas as tomadas de decisões ao longo da gestão do programa.

meu-primeiro-negocio-inscricoes
Escola de São Tiago fez parte das primeiras turmas

Na primeira edição do programa, foram selecionadas 120 escolas da rede estadual, sendo 57 Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), que participaram das atividades no segundo semestre de 2017.

Exemplo disso é a Escola Estadual Afonso Pena Júnior, de São Tiago. No ano passado, a instituição criou a empresa batizada como “Big Ben”.

Não por acaso o projeto dos alunos participantes era a criação de relógios personalizados feitos a partir de discos de vinil.

“O programa é importante para os alunos conhecerem todas as etapas que constituem uma empresa, já que eles podem vivenciar experiências reais de negócios a partir do projeto de gestão Meu Primeiro Negócio”, conclui Beatriz Oliveira, vice-diretora da Afonso Pena.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *