moradores-alerta-desastre-sms
Mineiros vão receber SMS solicitando cadastro

Moradores de Minas Gerais vão poder se cadastrar para receber mensagens sobre alerta de desastres naturais por SMS. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

A convocação para que os moradores participem do programa será feita pela seguinte mensagem enviada aos celulares da população:

“Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra e recomendações da Defesa Civil.

Caso não receba a mensagem, o próprio morador pode enviar um SMS para o número informado, digitar o CEP da cidade, para que seja cadastrado. O serviço pode ser cancelado depois da inscrição, se for de interesse do usuário.

Moradores prevenidos

moradores-alerta-desastre-sms
Serviço é completamente gratuito

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Mato Grosso do Sul e Goiás também começam a receber as mensagens junto com Minas.

Segundo a Anatel, 1,9 milhão de assinantes já utilizam o serviço. Até o momento, foram enviados 1.775 alertas e encaminhadas 24,8 milhões de mensagens para os estados já participantes (Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul).

O projeto piloto começou em fevereiro do ano passado com cerca de 500 mil moradores de 20 municípios de Santa Catarina. Os estados que ainda não estão no sistema, vão receber as mensagens dia 19 de março.

Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão. No Brasil, o sistema foi desenvolvido pela Anatel em parceria com os órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel.

Siga o TREM

→ No Twitterhttps://goo.gl/6ZYWzc

→ No Instagramhttps://goo.gl/1Ez5UM

→ No YouTubehttps://goo.gl/afzw13

trem-de-ler

One Reply to “Moradores de Minas recebem alerta de desastre pelo celular”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *