Museu também é coisa de criança

museu-sao-joao-del-rei-dia-criancas
Educação patrimonial começa cedo (Fotos/MRSJ)

Quem pensa que museu é só para coisas velhas vai se surpreender com a programação do Regional de São João del-Rei esta semana. A casa que guarda memórias das Vertentes volta à infância com atividades para a criançada em um formato bastante divertido.

Antecipando o Dia das Crianças (12), o Museu Regional de São João del-Rei (MRSJ) oferece atrações para os pequenos a partir desta terça (03). Às 9h, tem um recital lúdico de órgãos de tubos.

Na quarta (04), das 14h às 15h, haverá contação de histórias e na sexta (06), oficina de fantoches a partir das 13h. Segundo o representante do Setor Educativo do MRSJ, Marlon Gouvêia, as pessoas devem aprender a importância da educação patrimonial desde novas.

“O museu acredita na promoção das oficinas, para além do papel de instituição educadora, como forma de familiarização, gerando o sentimento de pertencimento e apropriação do espaço pelas crianças”, ressalta Gouvêia.

museu-sao-joao-del-rei-dia-criancas
Lúdico contagia pequenos no MRSJ

Apropriação que acontece a partir de uma programação lúdica, voltada especialmente para os pequenos. A atração desse público, conforme Gouvêia, ressignifica o sentido de museu ao proporcionar uma programação que fala diretamente para as crianças.

“A experiência musical com o órgão de tubo não é apenas uma peça de acervo; a oficina de fantoches incentiva a criação e aprendizagem sobre a cultura dessa prática; e a contação de história promove nossos contos e lendas, como nosso patrimônio imaterial”, explica Gouvêia.

A programação que antecede o Dia das Crianças celebra parceria com as escolas Idalina Horta Galvão, Inácio Passos e Matheus Salomé. Ao todo, são esperadas 190 crianças. Mas os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. Basta agendar pelo tel. (32) 3371-7663 ou pelo Face do MRSJ.

Museu

museu-sao-joao-del-rei-dia-criancas
Memória das Vertentes

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), comerciante da cidade no período final da produção de ouro.

Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos 17 ao 20, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas.

O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial. O MSRJ fica na R. Marechal Deodoro, 12, Centro de São João del-Rei (Largo Tamandaré).

Um comentário em “Museu também é coisa de criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *