Nativo Latino traz a metáfora do “hijueputa”

nativo-latino-museu-reeegional-sao-del-rei
Referências múltiplas

“Hijueputa”. É com essa provocação que o artista colombiano Julio César Aristizabal inaugura a exposição “Nativo Latino” no Museu Regional de São João del-Rei. A abertura da mostra acontece nesta quinta (09), às 19h e fica em cartaz até 28 de janeiro, com entrada gratuita.

O palavrão, em espanhol, vem assim, à queima-roupa. Para Aristizabal uma metáfora – e a realidade – experimentada por aqueles que nascem e crescem em países às voltas com crises políticas, miséria, guerrilhas.

“Hijueputa é uma palavra que utilizo para as pessoas compreenderem o que é um nativo latino. A latinoamérica vem sendo massacrada como uma puta. O latino é filho dessa puta, portanto, eu também sou um filho da puta”, alfineta o artista nascido em Medellín.

E é por meio de quadros, desenhos, vasos de cerâmica e performances que Aristizabal quer dar vazão ao sentimento de quem não nasceu filho da santa, mas que consegue preservar sua cultura por diferentes formas de expressões artísticas.

nativo-latino-museu-regional-sao-del-rei
Artista e obra dialogam com cultura latina

“Minha obra tem um discurso político. Não estamos escutando o outro, os outros. Eu quero mostrar como se faz isso, não apenas falar como isso deve ser feito” sugere Aristizabal. Não por acaso a coletânea do artista dialoga com várias linguagens.

Ambienta referências ancestrais afro-indígenas, retrata um trajeto de vivências entre a academia e a rua, o popular e o erudito. Tudo isso para criar movimentos de conexão entre as ideias do artista e as obras dele.

A exposição é resultado de uma pesquisa que Aristizabal desenvolve há 15 anos sobre as identidades latinas. Técnico em designer gráfico, graduado em Artes Plásticas e graduando em Artes Aplicadas na UFSJ, o artista acumula mais de 16 intervenções e exposições no currículo.

A exposição Nativo Latino pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. O Museu Regional fica na rua Marechal Deodoro, 12, Centro.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *