Grupo musical composto por argentinos e mineiros se apresentam na 3ª edição do “Concerto à Janela AmarEla”. Um convite para inversão do olhar, de fora para dentro

Um sarau e uma seresta ao contrário. Evento cultural convida para espiar dentro da janela (Imagem de divulgação)

“A rua é menor que o mundo”, asseverou Carlos Drummond de Andrade no poema “Mundo Grande”. Se a rua não cabe o mundo, o que dizer de uma janela? O que cabe dentro dela? Para o Instituto Spix e Martius, em parceria com o Forno Harmônico, do lado de dentro, se o olhar for contemplativo, cabe muita coisa.

Não por acaso eles apresentam a terceira edição do “Concerto à Janela AmarEla” neste sábado (24), às 21h, na sede do Spix Martius (Largo do Rosário). Para assistir o mundo interior à janela, a pessoa pode contribuir com qualquer quantia. Mas há duas cotas, a “essencial”, de R$5, e a “abundante”, de R$10.  

Do lado de dentro do beiral da janela, a banda Vento Zonda, composta por integrantes de Buenos Aires e de Minas Gerais. A cultura diversificada dos integrantes vem no programa musical. Além canções autorais, o grupo deixa-se bisbilhotar com Rock Progressivo, Música Popular e Tango argentinos.

Um dos organizadores do evento e diretor do Instituto Spix & Martius, Lúcio Barreto quer quebrar paradigmas. Ele convida o público a olhar para dentro da janela e não ficar como as famosas namoradeiras mineiras, que veem a vida passar, inertes.

“O conceito do ‘Concerto à Janela amarEla’ é uma mistura de sarau e serenata ao avesso feito de dentro para fora. A expectativa do Instituto Spix & Martius é abrir uma janela no mundo real propiciando o encontro causal ou casual do transeunte com a música e a poesia”, explica Barreto.

Instituto Spix e Martius

O Instituto Spix e Martius cuida do relacionamento entre as iniciativas criativas locais, instituições e coletivos de outras cidades ou países. Funciona como uma espécie de embaixada cultural que promove intercâmbios e facilita residências culturais, inicialmente entre São João del-Rei e Alemanha.

Ele facilita ainda a vinda de músicos e demais artistas e pesquisadores para fomentar a economia criativa local e dar visibilidade à música são-joanense e da região no exterior.

O Six & Martius oferece também aulas de alemão, música, cursos de formação em planejamento e gestão de projetos culturais. Ele fica localizado na Rua Getúlio Vargas, número 53, no Largo do Rosário, Centro de SJDR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *