Oficina do projeto Em Ação começa em escolas de SJDR

oficina-festival-cinema-sao-joao-del-rei
Uma ideia na cabeça e um celular na mão (Fotos/Aline Margotti)

Oficina de produção de vídeo do 1º Festival de Curta-metragem nas Escolas – Em Ação começou em escolas estaduais de SJDR nesta segunda-feira (13). Por meio de dispositivos como celulares e câmeras amadoras, os alunos vão aprender técnicas de produção cinematográfica.

O objetivo é que eles se apropriem desse conhecimento e consigam expressar temas variados através da sétima arte. Neste primeiro momento, o Festival propõe como mote das produções os Direitos Humanos. Assunto já abordado por meio de palestras do projeto nas oito escolas participantes.

Nas oficinas que rolam durante esta semana, o jornalista e educomunicador, Sávio Souza, apresenta conceitos básicos de produção. Entre eles roteiro, direção e edição de vídeos. Cerca de 700 alunos do 2° ano do Ensino Médio devem participar do projeto em 2017.

“Os vídeos estão cada vez mais populares na internet e levar conhecimento audiovisual a esses jovens contribui para conscientização do uso do celular, gera estímulo, conhecimento e informação”, explica Souza.

Oficina consciente

oficina-festival-cinema-sao-joao-del-rei
Audiovisual e problematização social

Segundo uma das coordenadoras do Festival, Aline Margotti, unir produção audiovisual com Direitos Humanos permite sensibilizar os estudantes sobre um assunto fundamental numa época de intolerância entre diferentes segmentos sociais.

“Foi esse o motivo que norteou a escolha do tema. Durante as atividades propostas pelo projeto, serão apresentados aos alunos os conceitos do tema e incentivadas discussões sobre direitos fundamentais como liberdade de expressão, acesso à saúde, educação, segurança e justiça”, enumera Aline.

Após a oficina os estudantes iniciam a produção de vídeos que serão inscritos no concurso do projeto. Os alunos que produzirem os melhores curtas, que podem ser feitos individualmente, em dupla ou trio, serão premiados. As escolas dos vencedores também.

O Em Ação termina em dezembro. O projeto contempla as João dos Santos, Cônego Osvaldo Lustosa, Dr. Garcia de Lima, Evandro Ávila, Iago Pimentel, Padre Lopes, Governador Milton Campos e Ministro Gabriel Passos.

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *