ONG Amigos 4 Patas chama população para doar tampinhas

A ONG Amigo 4 Patas se prepara para enviar a terceira remessa de tampinhas. Mas, para isso, precisa que mais pessoas doem. A ação ajuda a ONG e o meio ambiente

ong amigo 4 patas
Doações ajudam animais de rua e meio ambiente

A ONG “Amigo 4 Patas” já recolhe a terceira remessa de material da campanha “Tampinha Legal”. Segundo a coordenadora da ação, Ivanice Campos, há 28 pontos de coleta espalhados pelo comércio de São Tiago.

As pessoas podem doar qualquer tipo de tampinha plástica. Até as maiores, como tampas de baldes, valem para a campanha que vende o material para uma indústria de reciclagem em Betim.

No entanto, tampinhas de outros materiais, como lata e acrílico, não devem ser postas nos pontos de coleta da ONG Amigo 4 Patas. Ivanice alerta ainda sobre o problema de objetos contaminados serem misturados às tampinhas.

“As pilhas, por exemplo, podem oxidar e soltar uma substância tóxica. Inclusive, eu fiz a coleta em todos os pontos e, quando fui higienizar e separar as tampinhas por cores, encontrei uma seringa com agulha no meio do material”, lamenta a coordenadora.

Segundo Ivanice, rejeitos médico-hospitalares “são altamente contaminantes pela presença de agentes biológicos. Por isso, o descarte deles deve ocorrer nas redes pública ou particular de saúde, responsável pela logística reversa. Ou seja, essas redes vão recolher esse material e encaminhar para a destinação correta”, explica.

A ONG Amigo 4 Patas aderiu à campanha Tampinha Legal em agosto do ano passado. Em fevereiro de 2021, ela enviou 118 quilos de material. Mesma quantidade do segunda remessa, no final de junho. A pretensão é que pontos de coleta sejam instalados em Mercês de Água Limpa até o final do ano.

Ajuda financeira

tampinhas
Ciclo virtuoso (Imagem: Tampinha Legal)

Até hoje, a campanha Tampinha Legal rendeu à ONG R$474,78. Dinheiro que é empregado nas despesas dos animais em situação de rua. Para compensar a venda, o material pega carona com veículos da prefeitura ou de voluntários que possam levar as tampinhas.

“Do contrário, apenas o transporte das tampinhas ficaria mais caro do que conseguimos arrecadar com a venda delas. O ideal é que as doações aumentassem, para que a quantidade de envio fosse maior, em um intervalo de tempo menor”, pondera Ivanice.

A coordenadora local da campanha ainda comenta que o preço oscila muito conforme as condições de mercado. “Em junho, o quilo chegou a R$2, valor considerado alto. Isso porque a pandemia impactou a cadeia produtiva desse material e a procura ficou mais elevada que a oferta”, ressalta Ivanice.

O valor de cada tampinha varia conforme a cor. Aquelas totalmente brancas têm mais valor de mercado, por terem menos impurezas. As com uma cor só, vêm em segundo. Por fim, aparecem as tampinhas com cores misturadas.

Tampinha ambiental

ong amigo 4 patas
Ecoatitude é separar materiais para destinação correta e ainda ajudar o município

Além de ajudar com as despesas da ONG, a campanha Tampinha Legal é uma atitude sustentável, com impacto direto na preservação do meio ambiente. Por isso, Ivanice ressalta a importância da separação do material.

“Uma tampinha jogada na rua de São Tiago pode chegar ao mar e degradar a vida marinha. Ao cair num bueiro, a tampinha vai parar num rio e segue até o mar. Algum animal pode ingerir essa tampinha pensando que é alimento e morrer”, explica a coordenadora.

Ivanice diz ainda que a reciclagem desses objetos evita que mais materiais sejam extraídos do meio ambiente para a produção de novas tampinhas. “Sem contar que trabalhamos a educação ambiental, já que as pessoas criam o hábito de separar os resíduos em casa”, completa.

A Tampinha Legal está espalhada por toda a América Latina. O laçamento do projeto foi em 2016, durante a segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico.

“Ele propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. Dessa forma, aumentamos os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos”, explica o site do Tampinha Legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem