Paisagens das Vertentes podem ser vistas do alto em exposição no CCUFSJ

paisagens-campos-vertentes-ufsj
Simbiose entre o homem e natureza (Fotos/André Almeida)

As paisagens das Vertentes são de tirar o fôlego. Vistas do alto, impressionam ainda mais. Não por acaso o arquiteto e fotógrafo barbacenense André Almeida se aventura em cordas para fazer cliques que integram a exposição “Lenheiro Vertical – Um panorama fotográfico da escalada em rocha na Serra do Lenheiro”.

A mostra estreia no Centro Cultural da UFSJ (CCUFSJ) nesta quinta-feira (18), às 20h. Em cartaz até 04 de março, Lenheiro Vertical pode ser visitada todos os dias da semana, das 8h às 20h. A entrada é gratuita e o Centro fica no Largo do Carmo, Centro histórico de SJDR.

Ambientada na Galeria Escada do CCUFSJ, a exposição reúne 18 fotografias (14 coloridas e quatro em preto e branco) que Almeida capturou entre 2016 e 2017.

Ao todo, as escaladas renderam um banco com pelo menos 200 imagens, que o fotógrafo pretende divulgar em mídias digitais ou até mesmo num livro, no futuro.

“O retrato da apreciação do esporte em um ambiente tão singular torna o trabalho fotográfico único. Ele serve desde um registro da relação do homem com a magnitude da natureza, bem como uma divulgação do esporte e dos atrativos turísticos locais”, comenta Almeida.

Paisagens de corpo e pedra

paisagens-campos-vertentes-ufsj
Imagem que vai além do clique de um botão

É no esforço e beleza dos atletas executando os mais diversos movimentos que o fotógrafo captura cores e formas que conectam o homem às paisagens verticais do Lenheiro. Uma atividade de contemplação e adrenalina.

“Muitas vezes eu tenho que escalar alguma via paralela para poder conseguir algum ângulo diferenciado, antes mesmo do escalador começar a subir. Ficar preso à rocha faz parte, a gente se acostuma”, completa Almeida.

No entanto, para garantir imagem e segurança, o fotógrafo revela alguns segredos profissionais. “Procuro levar o mínimo possível para diminuir o peso na hora de subir e evitar ficar trocando de lente e me expondo a riscos”.

André Almeida é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSJ. Durante intercâmbio na University of Toronto, Canadá (2014/2015), ele aprofundou seus conhecimentos em fotografia. Profissionalizou-se na área e realiza trabalhos audiovisuais com foco em atividades outdoor, além de ser praticante assíduo de escalada de esporte.

Siga o TREM

→ No Twitterhttps://goo.gl/6ZYWzc

→ No Instagramhttps://goo.gl/1Ez5UM

→ No YouTubehttps://goo.gl/afzw13

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *