Robótica de São Tiago ganha título

robótica-de-sao-tiago-ganha-prêmio
Inovação Tecnológica (Foto/Café-Com-Byte)

Três alunos e o coordenador da equipe de robótica Café-Com-Byte, Ronaldo Antonio de Castro, ganharam mais um prêmio para a Escola Estadual Afonso Pena Júnior, de São Tiago, no final da semana passada.

Durante a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia (Fecete), eles receberam o título de “Inovação Tecnológica”, por conta da programação do robô de resgate que a equipe levou para a Fecete.

“O que mais impressionou os jurados é que trabalhamos com dois sistemas diferentes de computador para programar o robô. Poucas equipes conseguem fazer isso”, afirma Castro.

O evento, principal de Minas na área tecnológica, foi sediado na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), cidade polo em tecnologia no Brasil.

Robótica vitoriosa

robótica-de-sao-tiago-ganha-prêmio-afonso-pena-junior
Equipe expõe durante mostra de tecnologia

Para o professor Ronaldo, só de ser aceito na Fecete, é foi uma vitória. “Escolas de todo o estado têm de submeter artigos científicos à organização. Apenas os 30 melhores são selecionados para participar da Feira”, comemora.

Um dos membros da Café-Com-Byte, Thiago Odilon de Almeida, do 2º ano do Ensino Médio, ressalta que a Fecete contribui para que a equipe consiga desenvolver ainda mais os conhecimentos que já aplicam no grupo de robótica.

“Essa é a primeira vez que estamos participando da Fecete e já conseguimos ampliar nosso conhecimento na área de programação, que nos ajuda cada vez mais a melhorar os nossos robôs para futuras competições”, declara o estudante.

Para Castro, a participação na Feira já é um importante passo para adaptação dos alunos do Ensino Médio ao mundo acadêmico. “Na Universidade, se eles tiverem a oportunidade de participarem de uma Iniciação Científica, já estarão mais preparados para isso”.

Além do professor Ronaldo e do estudante Thiago, os alunos Vinícius Caputo de Castro e Júlio César Coelho Caputo, ambos do 1º ano do Ensino Médio da Afonso Pena, também participaram da mostra tecnológica em Santa Rita do Sapucaí.

Fecete

robótica-de-sao-tiago-ganha-prêmio-afonso-pena-junior
Principal Feira de Tecnologia de Minas

Segundo os organizadores do evento, “a Fecete uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de todo o estado de Minas Gerais”.

Entre os objetivos da Feira, estão despertar o interesse de alunos por carreiras científico-tecnológicas; divulgar trabalhos de escolas públicas e particulares; incentivar o intercâmbio entre pesquisadores e promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *