Em São João e mais 55 cidades brasileiras. É que voluntários vão estar em supermercados para arrecadar alimentos que depois serão doados a entidades assistenciais  

Pratique solidariedade. Seja uma das formiguinhas que abastece o formigueiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Seja uma das formiguinhas que abastece o formigueiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Solidariedade. Essa é a palavra de ordem em São João del-Rei e em mais 55 cidades brasileiras, no próximo sábado (05). A data marca o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, quando voluntários vão arrecadar mantimentos e depois distribuí-los entre instituições assistenciais.

Mesmo com os brasileiros sofrendo com o arrocho financeiro, um dos organizadores da ação em SJDR, Dener Silva, está otimista com os números da arrecadação. “Apesar de ser um ano de crise econômica e política, acreditamos que a generosidade do povo são-joanense continuará a nos surpreender”, afirma Silva.

Generosidade manifesta pelo também voluntário Rodolfo Batista. Imediatamente à primeira edição em SJDR, em 2009, Batista abraçou a causa. Junto de amigos, tirou uma hora para coletar alimentos de clientes em supermercados, mas acabou ficando a tarde inteira.

“Foi muito gratificante e divertido o contato com as pessoas ao longo do dia. Você vê de tudo: gente com boa vontade; gente que não quer conversa; crianças ajudando; curiosos”, comenta Batista, que desde então não abre mão de colher solidariedade.

A ação tem como slogan “compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”, o que fez o publicitário Derval de Oliveira Braga Junior se interessar pela causa.

“Para mim é a possibilidade de encontrar pessoas que compartilham o mesmo ideal de vida. Isso é essencial para que alcancemos um mundo mais unido e com menos miséria”, enfatiza.

Em 2015, foram arrecadadas quase três toneladas de alimentos na cidade dos sinos. Os mantimentos foram doados para dez entidades de SJDR e região.

Este ano, os voluntários vão estar o dia todo nos supermercados Bahamas, Esquinão, Monterey e Sales. As doações serão feitas a 14 instituições assistenciais.

Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Desde 2006 a Coleta é realizada em todo o país. De ano em ano, voluntários abordam os clientes de supermercados convidando-os a participarem da campanha.

As instituições assistenciais recebem os alimentos de acordo com a demanda de utilização dos mantimentos, e devem estar cadastradas.

São diversas empresas parceiras da Coleta de Alimentos, como supermercados, permitindo a abordagem de seus clientes, os Bancos de Alimentos, que recebem as doações e instituições privadas, que financiam o material de divulgação da ação.

Reportagem: Victor Zanola/VAN

Edição Douglas Caputo – MTB:18844/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *