São Tiago pode congelar, indica previsão

Previsão do tempo indica que São Tiago pode congelar, literalmente, a partir de hoje. Com formação de geada, técnico dá dicas para proteger plantas do gelo que deve se formar nas noites mais frias

são tiago pode congelar
Previsão: temperaturas negativas e geada

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) emite alerta para geada e chegada de onda de frio intenso na região a partir desta quarta (28).

Segundo o Simge, o Campos das Vertentes deve registrar temperaturas negativas nas madrugadas dos dias 30 e 31 de julho. Por isso, pode ocorrer geada de média a forte intensidade na madrugada desses dois dias.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão indica que sexta-feira (30) deve ser o dia mais frio da semana, com temperatura mínima de -2º e máxima de 20º.

Geada

Geada na região do Cruzeiro (foto não atualizada)

Para tentar minimizar os danos causados pela geada, assessor técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Castro Moraes, indica algumas alternativas.

Moraes, no entanto, afirma que as medidas são de difícil aplicação para grandes lavouras, sobretudo as de café. Para plantações menores e jardins, as alternativas de proteção contra a geada podem funcionar.    

“[Para grandes lavouras] tem que comprar centenas ou até milhares de sacolinhas e cobrir planta a planta, individualmente. Uma outra medida seria a irrigação por aspersão, pois a presença da água pode dificultar um pouco o congelamento da folha e diminuir o possível dano da geada”, completa Moraes.

Outra técnica que pode ser utilizada é a adubação seguida de irrigação, para que as plantas possam absorver o potássio e reduzir o ponto de congelamento.

“Nas propriedades pequenas, é possível tombar as plantas mais novas, e ainda flexíveis, cobri-las com terra nas noites com previsão de geada, desenterrando-as após as baixas temperaturas. Mas a efetividade e operacionalização dessas medidas são discutíveis”, argumenta Moraes.

One thought on “São Tiago pode congelar, indica previsão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem