São Tiago vai para onda amarela, mas ensino continua remoto

Em decisão conjunta com o Comitê Covid Municipal, executivo publica Decreto que permite o avanço de São Tiago para a onda amarela. No entanto, volta às aulas pode ocorrer apenas em outubro

onda amarela são tiago
Mais flexível, onda amarela estende horário de funcionamento de bares

O prefeito Alexandre Vivas publicou Decreto que reclassifica São Tiago para a onda amarela do Plano Minas Consciente. A publicação dessa sexta (30) aconteceu um dia após o governo do Estado liberar o avanço da macro Centro-Sul, da qual São Tiago faz parte, para onda verde.

Embora o Decreto local permita a progressão de São Tiago para a onda amarela, as escolas das redes estadual e municipal vão continuar com ensino a distância. Isso porque há um outro Texto do executivo municipal que proíbe a retomada das aulas presenciais até 31 de dezembro deste ano.

Vivas pondera, no entanto, que a retomada das escolas pode ocorrer antes. Mas, a cobertura vacinal dos professores deve estar completa. Além disso, os indicadores da covid no município devem oferecer segurança para que a pandemia não se agrave com aulas presenciais.

“Nós tivemos uma reunião com as cidades vizinhas e ficou definido, em comum acordo, que não vamos liberar a volta às aulas até que os professores já tenham recebido a segunda dose da vacina, prevista para o fim de setembro”, afirma o prefeito.

Ele diz ainda que a partir da segunda quinzena de setembro haverá uma nova reunião entre os prefeitos para decidir sobre a volta às aulas. “Nós iremos analisar o cenário da nossa região e de cada município. Se as condições estiverem favoráveis e os espaços das escolas adaptados, pode ser que a retomada ocorra em outubro. Mas ainda não há nada definido”, enfatiza Vivas.

Mesmo com o retorno das escolas, o ensino, por enquanto, será na modalidade híbrida. Ou seja, parte das atividades são presenciais e parte virtual. Além disso, será feito um rodízio entre grupos que vão à escola para evitar grandes aglomerações.

Onda amarela: novos horários

onda amarela são tiago
Medidas também valem para Mercês de Água Limpa

O prefeito salienta que a progressão de onda foi amplamente discutida com o Comitê Covid Municipal.

“Tendo em vista a alteração da macro para onda verde, optamos pela amarela. Com isso, conseguimos manter um certo controle da pandemia e ajudar o comércio, que ficou fechado em várias ocasiões”, explica Vivas.

As mudanças mais significativas serão nos horários de funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, sorveterias e similares. Entre segundas e quintas-feiras, eles podem funcionar das 9h às 23h59.

De sexta a domingo e durante feriados, as portas desses estabelecimentos podem ficar abertas das 9h às 2h da madrugada. Os deliveries seguem as mesmas regras. A última vez que São Tiago esteve na onda amarela foi no início de março deste ano.

Clique aqui para ler o Decreto.   

One thought on “São Tiago vai para onda amarela, mas ensino continua remoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem