Tiradentes celebra tradição rural com melodia de Carros de Boi

tiradentes-14-festa-carro-de-boi
Melodia que vem de tradições dum Brasil predominantemente rural

Tiradentes se rende ao canto – e encanto – dos carros de boi entre sexta (10) e domingo (12). Isso porque a cidade celebra a 14ª edição da Festa que registra e preserva os traços de um Brasil rural, em formação ainda no século 18.

Ambientada no antigo parque de exposições (pátio da Prefeitura), a Festa reúne 20 carros de boi. Ao desfilarem abarrotados de produtos da roça e artesanato local, eles reconstroem a história sertaneja da região, responsável pelo abastecimento de zonas auríferas de Minas Gerais.

Nesse período, juntas de animais robustos faziam circular todos os tipos de mercadorias entre o campo e as pequenas formações urbanas. Os carros de boi eram o principal meio de transporte que serpenteava pelas Vertentes.

Com o objetivo de reconstruir essa narrativa musicada por rodas de madeira, o desfile dos carros de boi pelas ruas históricas está marcado para o sábado (11), a partir das 12h. Para o encontro, Tiradentes recebe carreiros de Barroso, Bichinho, Dores de Campos e Prados.

Após a comitiva, será realizado um leilão com as prendas carreadas pelos candeeiros. A renda obtida será revertida para Casa de Saúde da cidade.

tiradentes-14-festa-carro-de-boi
Tudo ia e vinha puxado por juntas robustas

Ainda no sábado, mais uma ação beneficente. Para entrar no local da Festa, os participantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será doado para Apae e para o Abrigo dos Idosos. Nos demais dias, a entrada é livre.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Tiradentes, Moisés de Oliveira, a Festa de Carros de Boi tem um caráter mais regional, que foge aos grandes eventos sediados pela cidade como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia.

“O carro de boi é um componente da nossa história. A Festa existe para relembrar essa tradição. Por isso é um evento com características distintas dos demais, pois quer atingir a população local para celebrar a cultura popular”, ressalta Oliveira

Programação:

DIA 10 – SEXTA-FEIRA

19h Abertura oficial do evento

22h Felipe e Samuel

01h Amanda Machado

DIA 11 – SÁBADO

12h Desfile de Carros de Boi com produtos típicos

21h Thayna Vasconcelos

22h Edmilson Verturinni

01h Alan e Alisson

DIA 12 – DOMINGO

14h Circuito Sertanejo Raiz Maria- Maria e atrações locais

21h Fabrício Violla

trem-de-ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *