Tornado em São Tiago?

Comerciante filma exato momento da formação de um “tornado” em São Tiago. Especialista em análise ambiental explica o que é esse fenômeno climático

 


O comerciante Toni Márcio Santiago de Sousa flagrou o exato momento da formação de um fenômeno climático em São Tiago, um “tornado” que ia do chão ao céu. O fato ocorreu no final da manhã desse sábado (23), em um novo loteamento da cidade.

Toni conta que foi levar o filho de um amigo para ver o gado que pastava no local. De repente, eles presenciaram a formação do redemoinho de vento. O comerciante não pensou duas vezes, pegou o celular e começou a filmar.

“Eu já havia visto outros redemoinhos em São Tiago, mas esse foi o mais alto. Registrei o momento e depois compartilhei nas redes sociais. Fiz uma brincadeira com meus amigos, falando que um tornado estava chegando”, diz o comerciante.

Toni comenta ainda que o redemoinho durou cerca de um minuto. “Assim que este que eu filmei se desmanchou, veio outro, só que foi muito rápido e não deu tempo de registrar. Ele se formou no meio da rua e sumiu quando encontrou um barranco”, diz o comerciante.

Tornado?

tornado-atinge-sao-tiago-mg
Tornado em São Tiago é apenas redemoinho de vento

Mestre em Geografia na área de concentração em Análise Ambiental e Territorial pela UFSJ, Bruno Henrique dos Santos explica que o fenômeno não chega a ser um tornado, mas apenas um redemoinho de vento.

Segundo o especialista, o evento é mais comum em agosto e com menor incidência em setembro. Para que um redemoinho como esse se forme, são necessárias algumas condições climáticas que envolve algumas variáveis.

“Ele resulta da combinação entre tempo seco, calor intenso e pressão atmosférica baixa, ou seja, quando o ar fica mais leve. A união disso leva o ar mais quente, próximo ao solo, para pontos mais altos da atmosfera”, explica Bruno.

O geógrafo comenta também que é possível enxergar o redemoinho por causa da poeira. “O vento carrega as partículas sólidas, o que permite visualizar aquela forma em espiral. Para que isso ocorra, não podem haver obstáculos”, afirma.

Bruno diz ainda que não há motivo para pânico. “Esses redemoinhos não conseguem causar estragos, porque a velocidade do vento é baixa e geralmente ocorre em áreas descampadas, sendo incomum em regiões urbanas, onde os prédios funcionam como barreira”, completa.

2 comentários em “Tornado em São Tiago?

Os comentários estão desativados.