Zagueiro de São Tiago passa em seletiva do Contagem Esporte Clube

O zagueiro Higor da Costa – o Capacete – passou nos dois dias de peneira do time da região metropolitana de BH. Na próxima semana, ele continua em testes que decidem seu futuro

zagueiro
“O zagueiro tem a chave do cadeado”

O zagueiro são-tiaguense Higor da Costa (20) foi aprovado nas seletivas para o sub-23 do Contagem Esporte Clube. A peneiras aconteceram quarta e quinta desta semana, em Entre Rios de Minas.

No primeiro dia de seletiva, Higor jogou duas partidas de cerca de 15 minutos. No segundo dia, o zagueiro participou de um treino e depois ouviu seu nome ser chamado pela comissão técnica do Contagem.

“Joguei o futebol que jogo em São Tiago. Fiquei mais calado, concentrado comigo mesmo. Depois dos treinos, eles reuniram todo mundo e o meu nome foi o terceiro ou quarto entre os 12 selecionados”.

A aprovação, no entanto, não garante o passe do jogador para o time da região metropolitana de BH. Isso porque Higor enfrenta avaliação técnica em Entre Rios ao longo da próxima semana.

Semana que vai ser uma pedreira para os jovens escalados nas seletivas. “Fomos informados que virão 12 jogadores do Contagem, com quem devemos treinar. Além disso, os testes devem focar na resistência física”, completa o zagueiro.

O resultado ainda não tem uma data marcada, mas Higor acredita que o anúncio dos novos jogadores do Contagem deve sair na próxima sexta (30), dia em que terminam as avaliações em Entre Rios.

Zagueiro sempre

zagueiro
Higor fecha a defesa

Higor começou a jogar futebol na escola, quando tinha sete anos de idade. Assim que completou oito, foi para a escolinha do Cruzeiro de São Tiago e entrou na zaga.

Já na adolescência, Higor passou a defender a camisa do Tupi de São Tiago, time em que ficou até o ano passado. Este ano, porém, o zagueiro retornou ao Cruzeiro.

E é na zaga que Higor se sente mais à vontade. Com 1,90 metro, ele diz que a altura ajuda a defender bolas cruzadas na área. Mas, sua principal característica é partir para cima do rival.

“O atacante do time adversário pode ter qualquer composição física, ser forte, que eu não tenho medo de chegar e marcar”, garante o zagueiro que tem com ídolo o futebolista Thiago Silva, que joga na defesa do Chelsea, na Inglaterra.

Embora trabalhe no comércio local, Higor sempre sonhou em ser jogador profissional. “É a profissão que escolhi. Se eu conseguir, a vontade é ter um dinheirinho a mais para poder ajudar minha mãe, impossibilitada de trabalhar por problemas nos joelhos”, comenta.

Apoio

zagueiro
“Ele realiza o nosso sonho de ser profissional”

Essa é a primeira vez que Higor teve a possibilidade de participar de um teste. O zagueiro conta com o apoio de pessoas envolvidas com o cenário da bola em São Tiago.

Exemplo disso é o funcionário da Liga Santiaguense de Desportos, Zé Beti. “Aqui sempre teve grandes atletas, mas que perdiam oportunidades por causa dos times profissionais estarem em cidades distantes”, afirma.

Segundo Zé Beti, a ida do Athletic de São João del-Rei para a primeira divisão do Mineiro abriu as portas para a profissionalização de jogadores que se destacam na região.

“Essa ascensão tornou mais fácil para os meninos de São Tiago. Como o clube fica perto, os custos são mais baixos. Isso sem contar que no Athletic entra por talento e não por dinheiro”, afirma Zé Beti.

O caça-talentos Marcelo Henrique do Nascimento concorda. Acompanhar o zagueiro Higor é realizar seu próprio sonho. “Ele está tendo a oportunidade que não tivemos. Temos que investir nesses atletas de alto rendimento, para que outros jovens se espelhem neles”, completa.

A Administração Municipal também apoia os novos esportistas de São Tiago. No caso de Higor, o transporte ficou a cargo da Prefeitura. Não por acaso o prefeito Alexandre Vivas reitera que o incentivo ao esporte é uma de suas principais bandeiras.

“Estimular a prática esportiva só traz benefícios para o município, pois gera saúde com a prática de exercícios físicos e evita que jovens possam ir para caminhos errados”, finaliza o prefeito.    

2 thoughts on “Zagueiro de São Tiago passa em seletiva do Contagem Esporte Clube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem