Macro Centro-Sul avança para Onda Amarela

Por enquanto, São Tiago permanece na Onda Vermelha. Executivo Municipal aguarda recomendações que serão deliberadas em reunião da macro nesta sexta (9)

covid_saotiago
Índice da pandemia recuam em todo o estado

A macrorregião de saúde Centro-Sul, da qual São Tiago faz parte, avançou para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. A progressão foi deliberada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, ligado ao governo do Estado, nessa quinta (8).

Em conversa pelo telefone, o prefeito Alexandre Vivas informou ao Trem de Ler que, por enquanto, permanece vigente em São Tiago Decreto com normas da Onda Vermelha.

Segundo o prefeito, vai haver uma reunião entre os municípios da macrorregião Centro-Sul nesta sexta (9). Vivas aguarda as recomendações do encontro online para decidir em qual Onda São Tiago ficará.  

Para liberar a mudança da faixa Vermelha para a Amarela, o Comitê Extraordinário considerou a taxa de incidência da covid-19 em Minas Gerais, teve queda de 29% na última semana e de 36% nos últimos 14 dias, conforme o governo do Estado.

Além da redução de incidência, o Comitê levou em conta a taxa de ocupação de UTI Covid em Minas que, atualmente, é de 68%.

No último mês, o número de pacientes aguardando uma unidade de terapia intensiva caiu de 227 para 54, “graças à ampliação no número de leitos e também à redução da circulação do vírus”, informa o governo estadual.

Os indicadores de mortalidade por faixa etária a cada 100 mil habitantes também caíram. Entre o grupo com 80 anos ou mais, a taxa de mortalidade passou de 12% para 10%, desde o início da pandemia.

Já o grupo entre de 70 a 79 anos, a redução foi de 43% para 28%. Entre as pessoas que têm entre 60 e 69 anos, a queda foi de 24% para 19%, segundo o governo do Estado.   

Mapa estadual da covid

A macrorregião do Vale do Aço avançou para a Onda Verde. É a primeira nessa fixa desde janeiro deste ano. Além da macro Centro-Sul, seguem para a Onda Amarela: Centro, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte. Elas se juntam à macrorregião Sudeste, que já estava nessa fase nas últimas semanas. As macrorregiões Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul continuam na Onda Vermelha do Minas Consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem