Hemonúcleo de SJDR faz coleta extra neste sábado

O Hemonúcleo está com estoque “baixíssimo” segundo captadora. Abastecimento de 28 hospitais da região, incluindo o de São Tiago, pode ficar prejudicado

hemonucleo
Doação de sangue é menor em julho

O Hemonúcleo de São João del-Rei realiza coleta de sangue neste sábado (17). O procedimento será das 7h30 às 11h30 e não é preciso fazer agendamento prévio.

Geralmente, as coletas só são realizadas durante os dias de semana. Mas, como o estoque está crítico ou em alerta para alguns tipos sanguíneos, o Hemonúcleo decidiu fazer coletas extras no terceiro sábado de cada mês.

Conforme a Rede Hemominas, o tipo O- está com estoque crítico. Já os tipos O+, A+, A-, B- e AB- estão na faixa de alerta. Apenas os tipos B+ e AB+ estão com estoque estável. A atualização dos dados é dessa terça (13).

Segundo a captadora do Hemonúcleo de São João del-Rei, Maria Aparecida Giarola, as coletas no mês julho já são tradicionalmente baixas. Mas a pandemia reduziu ainda mais os estoques do banco de sangue.

“Com o frio e a vacina de gripe, alguns doadores não comparecem. E, com a covid, quem teve contato positivo, deve aguardar 14 dias. Quem pegou a doença, deve esperar pelo menos um mês. Isso tudo reduz nosso estoque”, comenta Aparecida.

Hemonúcleo e covid

Pandemia redobra cuidados com a doação

Além da redução de doadores, a pandemia também impacta no estoque. Isso porque alguns pacientes com covid-19 precisam de transfusão de sangue, segundo Aparecida.

Para evitar a transmissão do coronavírus, além do tempo que os doadores devem esperar após suspeita ou diagnóstico positivo, a captadora assegura que o Hemonúcleo é um ambiente seguro.

“Respeitamos todos os protocolos sanitários. Aferimos a temperatura de quem chega, oferecemos álcool gel e ainda mantemos o distanciamento mínimo entre os doadores”, enumera Aparecida.

Leia também: São Tiago recebe mais 208 doses de vacina contra covid-19

Para doar sangue ao Hemonúcleo, a pessoa deve se alimentar antes do procedimento, não ter tido hepatite depois dos 11 anos de idade e não ter feito tatuagem ou colocado piercing no intervalo de 12 meses antes da doação (clique aqui para ver a lista completa).   

Além disso, as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 16 devem levar autorização e xerox de documento do pai ou da mãe.

As pessoas com mais de 60 já devem ter doado pelo menos uma vez à Fundação Hemominas. As doações só podem ser feitas com apresentação de documento original com foto.

O Hemonúcleo de São João del-Rei fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, Segredo. A unidade atende 28 hospitais da região, entre eles o de São Tiago.

One thought on “Hemonúcleo de SJDR faz coleta extra neste sábado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem