Cidades mais “caminháveis” do Brasil serão premiadas

Iniciativa destaca a importância de investimentos públicos que facilitem e estimulem o caminhar. Prêmio é aberto a todas as cidades do país

cidades-caminháveis
População brasileira que se desloca a pé todos os dias é de 39%

A Organização Não Governamental (ONG) SampaPé! vai premiar cidades de todo o Brasil que apostem nas caminhadas como meio de locomoção dos cidadãos. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de julho.  

O prêmio “Cidade Caminhável” quer mapear os passos que os municípios do país deram para facilitar o caminhar. Segundo a ONG, o objetivo é “premiar projetos públicos que promovam a melhoria da caminhabilidade”.  

Podem participar projetos e iniciativas realizados entre 03 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2020, considerando a sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O prêmio abrange projetos de requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; programas de abertura de ruas para pessoas; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas entre outros.

A premiação contempla três categorias de cidades. Aquelas consideradas pequenas, com até 100 mil moradores. Médias, entre 100 e 800 mil habitantes. E grandes, com mais de 800 mil habitantes.

Leia também: Escola Estadual Henrique Pereira Santiago ganha prêmio do Estado

Prêmios caminháveis

Um passo importante para a sustentabilidade dos municípios

Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino comenta que “é preciso que o tema ganhe mais relevância e visibilidade para que órgãos públicos consigam articular projetos de caminhabilidade nas cidades”.  

Ao mapear e divulgar essas iniciativas, o prêmio espera que as cidades participantes inspirem outros municípios.

Não por acaso a premiação vai rodar um mini webdocumentário e gravar um episódio de podcast nas três cidades vencedoras, que serão amplamente divulgadas.  

“A ideia é evidenciar que todas as escalas de cidade podem e devem agir para gerar ambientes que privilegiem o caminhar e o encontro nos espaços públicos”, complementa a gerente de mobilidade ativa do ITDP Brasil, Danielle Hoppe.

A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 03 de agosto deste ano. Segundo o Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, 39% da população urbana se desloca a pé, diariamente.

Com isso, “estruturas e condições do caminhar urbano exigem investimentos, inovação e reconhecimento”, argumenta a SampaPé!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem