Caminhos de São Tiago de Minas Gerais: turismo peregrino

Os Caminhos de São Tiago, em Minas Gerais, serão lançados em cada cidade que faz parte do roteiro. Em São Tiago, inauguração ocorre em 25 de julho, dia do santo que batiza o circuito turístico 

caminhos-são-tiago
Flor de ipê de cruz de São Tiago é a marca do circuito

Os “Caminhos de São Tiago”, em Minas Gerais, serão inaugurados dia 25 de julho. Mesma data que comemora o santo homônimo ao circuito. A cerimônia tem transmissão ao vivo pelo YouTube.

São Tiago fecha a série de inaugurações que ocorrem nas cidades do novo roteiro turístico de Minas Gerais. Primeiramente, será lançado o trecho entre Ouro Branco e Conselheiro na quarta (21). Veja programação abaixo.

Segundo o gestor do roteiro, Marcus Januário, o prefeito Alexandre Vivas vai a Ouro Branco para entregar a placa de inauguração ao prefeito Hélio Márcio Campos.

 “A inauguração será por trecho, com a entrega da placa de um prefeito a outro. Ainda haverá largada de cinco caminheiros que vão percorrer apenas os trechos das cidades que estão sendo inauguradas”, diz o gestor.

Os Caminhos de São Tiago em Minas Gerais abrangem 11 cidades e têm extensão de 274 quilômetros. Além disso, o trajeto já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas. Por isso, o roteiro pode ser percorrido a pé, a cavalo, de bicicleta, de moto e de carro com tração 4×4.

Os Caminhos de São Tiago em Minas Gerais envolvem três circuitos turísticos: Trilha dos Inconfidentes, Circuito do Ouro e Villas e Fazendas.

Caminhos compostelanos

caminhos de são tiago
As muitas vertentes dos Caminhos

Os Caminhos de São Tiago em Minas se inspiram no roteiro de Santiago de Compostela, Espanha. Lá, o trajeto tem diversas rotas e é um dos principais destinos de peregrinos do mundo todo.

Segundo Januário, já há tratativas com o governo espanhol para que um caminho complemente o outro. “Assim, ao percorrer um trecho em Minas e outro na Espanha, o turista poderá receber um certificado de que cumpriu o trajeto todo”, diz.  

Assim como na Espanha, os turistas dos Caminhos de São Tiago vão receber um passaporte. “Cada cidade tem um carimbo. Logo que o turista percorrer todo o trecho de um município, o passaporte será carimbado”, conta Januário.

De acordo com Januário, a expectativa é que o site dos Caminhos de São Tiago esteja no ar em breve. É por meio dele que o turista vai solicitar o passaporte e indicar a cidade aonde vai pegar o documento simbólico.

Dessa forma, os Caminhos de São Tiago em Minas Gerais dialogam com vários segmentos turísticos. “É espiritual, religioso, de aventura, ecológico, rural. Enfim, é um caminho que tem uma diversidade muito grande”, finaliza Januário.

Caminhos de São Tiago: Minas Gerais são muitas

descubra são tiago
Campanha publicitária reforça presença de São Tiago na mídia

A pretensão é que os Caminhos de São Tiago tenham rotas alternativas, além das atuais. Por isso, o circuito deve alavancar a economia regional.

Conforme o prefeito de São Tiago, Alexandre Vivas, um segmento que tem se fortalecido junto aos Caminhos, é o turismo de experiência.

“Alguns produtores rurais já abriram suas fazendas para as visitas de turistas. Desse modo, visitantes podem conhecer como são feitos produtos que vão desde o artesanato até a alimentação”, salienta o prefeito.

Vivas ressalta ainda que durante a programação online da Festa de Julho será lançada a campanha publicitária “Descubra São Tiago”, cujo objetivo é reforçar a visibilidade do município.

“São vídeos, fotos que fazem parte de uma estratégia de marketing para fortalecer a presença de São Tiago em diversos tipos de mídia. Inclusive, ao postar uma foto nas redes sociais, os usuários já podem utilizar a hashtag #descubrasaotiago”, completa o prefeito.

Assim, os Caminhos de São Tiago devem se tornar um destino que vai permitir superar a sazonalidade turística. Segundo o prefeito, concentrada em setembro, mês da Festa do Café com Biscoito.

“A meta é consolidar o turismo ao longo de todo o ano. Com esse projeto, os visitantes poderão conhecer outras potencialidades como o artesanato, as paisagens naturais, as fazendas, os laticínios. E isso vai trazer pessoas fora da Festa do Biscoito”, completa o prefeito.

Januário reitera. “Os Caminhos de São Tiago já estão gerando emprego e renda. Há empreendedores investindo nas cidades, pois eles vislumbram o crescimento do fluxo turístico. Isso vai impactar em todos os setores econômicos”.

Caminhos e pandemia

caminhos são tiago minas gerais
Roteiro já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas

O gestor do roteiro informa que a pandemia atrasou o lançamento do circuito em mais de um ano. Isso porque a inauguração estava prevista para depois do carnaval de 2020.

No entanto, o roteiro já pode funcionar a partir deste mês. “Seguiremos o que é estabelecido em cada onda do Programa Minas Consciente. Além disso, os estabelecimentos ligados à cadeia turística também já seguem os protocolos sanitários”, diz Januário.

Apesar da pandemia ter atrasado a inauguração, isso se tornou uma oportunidade para os Caminhos de São Tiago.

É que toda vez que o 25 julho cai num domingo, dia do padroeiro que batiza o roteiro, comemora-se o Ano Santo em Santiago de Compostela, fato que ocorre em 2021. 

Com isso, a inauguração do roteiro em Minas Gerais vai estreitar ainda mais os laços com o caminho espanhol.

Ouro Preto e Caminhos de São Tiago

O roteiro original do Caminhos de São Tiago começa no distrito de Santa Rita do Ouro Preto. Por enquanto, o trecho não está oficialmente incluído nos Caminhos.

“Em tratativas com a nova Administração municipal, recebemos a confirmação de que já está em tramitação um Projeto de Lei para incluir o município aos Caminho. Por isso, a cidade não consta dos eventos de inauguração”, afirma Januário.  

Programação:
Minas roteiro

5 thoughts on “Caminhos de São Tiago de Minas Gerais: turismo peregrino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem