Conheça as principais curiosidades de São Tiago Maior

No dia do padroeiro da cidade, o Trem de Ler pesquisou algumas curiosidades de São Tiago. O temperamento forte e uma visão de Maria fazem parte das histórias do santo

principais curiosidades são tiago maior
Chapéu, cajado e conchas no manto do pescador que virou peregrino da evangelização cristã

Se você é são-tiaguense, possivelmente, já ouviu no autofalante da Igreja Matriz a canção de padre Zezinho, “Há um barco esquecido na praia”. Não por acaso, completa a letra, “É o barco de João e Tiago”, os dois irmãos que deixaram a vila de pescadores para seguir o discipulado de Jesus.

Nascido em Betsaida, à beira do Mar da Galileia, por volta do ano cinco, Tiago era o irmão mais velho de João Evangelista. Filho de Zebedeu e Salomé, foi nas amarrações das redes de pesca que Tiago teria conhecido Jesus e aceito o chamado para o mar das pregações. “Farei de vós pescadores de homens”, convidou Jesus.

Uma das curiosidades de São Tiago é a designação Maior. Ela é usada para diferenciá-lo de Tiago Menor, primo de Jesus e também apóstolo. Além disso, o temperamento forte do santo teria lhe rendido um apelido dado por Cristo: Boanerges, que significa “Filho do Trovão”, fato registrado nas escrituras bíblicas.

O livro conta que Jesus teria sofrido resistência ao tentar atravessar a Samaria. No impasse com os samaritanos, que se recusavam a receber Cristo, os irmãos Tiago e João sugeriram ao mestre que fizesse cair fogo do céu contra os rebeldes, uma das principais curiosidades de São Tiago.

A resposta veio em tom de ensinamento. “Não veio para perder, mas para salvar as pessoas”, teria dito Cristo. Com o passar do tempo, Tiago se tornou um dos apóstolos mais próximos de Jesus, ao lado de Pedro e João, com quem cumpriu a missão de levar a palavra Cristã.

Curiosidades de Tiago

principais curiosidades são tiago maior
25 de julho é dia do padroeiro

Durante o apostolado, Tiago esteve presente no momento em que Jesus devolveu a saúde à sogra de Pedro e quando Cristo ressuscitou a filha de Jairo. Outra das principais curiosidades de Tiago Maior é o pedido inusitado que sua mãe teria feito a Jesus.

O evangelho de Mateus (20,20) relata o que Salomé chegou a solicitar de Cristo. “Então aproximou-se dele a mulher de Zebedeu, com os filhos, e se ajoelhou para fazer-lhe um pedido”.

“Que queres?”, perguntou Jesus. Ela respondeu-lhe: “Ordena que, em teu reino, esses meus dois filhos se assentem um a tua direita e outro a tua esquerda!” A ousadia de Salomé ganhou resposta ponderada de Jesus.

“Sois capazes de beber o cálice que vou beber?” “Somos”, responderam. E Jesus disse: “Meu cálice bebereis, mas sentar-se a minha direita e a minha esquerda não compete a mim concedê-lo; esses lugares são daqueles para os quais meu Pai os preparou”.

Seguidor fiel dos passos de Jesus, Tiago contemplou a transfiguração de Cristo no Monte Tabor. Ele também acompanhou o mestre até o fim. Depois da última ceia, quando o filho de Deus foi preso por soldados que receberam informações de Judas, Tiago seguiu a Via Crucis até horto de Gatsêmani, no Monte das Oliveiras, onde ocorreu a crucificação de Jesus.     

Após a morte e ressurreição de Cristo, aconteceu outra das principais curiosidades na vida de Tiago Maior. Ele teria presenciado a aparição de Maria, ainda viva. Em peregrinação por Zaragoza, na Espanha, São Tiago viu Maria, que possivelmente morava com o apóstolo João, na região de Éfeso, na Grécia.

A visão de Nossa Senhora rodeada de anjos aconteceu sobre um pilar. Na luta para evangelizar a península ibérica, São Tiago recebeu o pedido de Maria para que continuasse firme no seu propósito, ao que obedeceu de pronto.

Maria pediu ainda que o santo construísse uma igreja em torno do pilar. A capela foi erguida e surgiu outra designação para a mãe de Cristo, Nossa Senhora do Pilar.    

Santo martirizado

principais curiosidades são tiago maior
Foto editada de 2017

Outra das principais curiosidades de São Tiago Maior é que ele foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado. A última citação bíblica de Tiago é por volta do ano 44.

Nesse tempo, São Tiago foi condenado pelo rei Herodes Antipas a ser flagelado e, em seguida, decapitado por espada. Seu corpo foi sepultado em Jerusalém e depois transferido por seus discípulos para a Galizia, Espanha.

Seus restos mortais são venerados na Catedral de Santiago de Compostela, que se tornou uma importante rota de peregrinação para turistas de todo o mundo. Como no município mineiro, São Tiago também é o padroeiro do país ibérico.  

2 thoughts on “Conheça as principais curiosidades de São Tiago Maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem