Reforço e vacina para adolescentes em Minas começam em setembro

Minas começa reforço e vacina para adolescentes a partir da próxima semana, diz secretário de Estado de Saúde. Baccheretti acredita ainda que até o final desta semana população com 18 anos de idade ou mais já tenha recebido pelo menos uma dose da vacina

Reforço e vacina para adolescentes em Minas
Em coletiva agora há pouco, Baccharetti afirmou que vacina começa nova etapa

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou dose de reforço e vacina para adolescentes de Minas Gerais a partir de setembro. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no início da tarde desta quinta (26).

“A expectativa é que até 15 de setembro todos os mineiros com mais de 18 anos já estejam vacinados com uma dose. Assim, poderemos dar início à dose de reforço e à vacina para adolescentes”, declarou o secretário.

No entanto, Baccheretti ponderou que os municípios que fizerem pelo menos uma dose em todos adultos já podem prosseguir para o novo calendário a partir da semana que vem.

Questionado se haverá doses suficientes para o reforço e para a vacina de adolescentes em Minas, Baccheretti disse que sim. Conforme o secretário, Minas pode receber 7 milhões de doses da Pfizer ainda setembro.

“Em Minas, são cerca de 1,7 milhões de adolescentes. Desse modo, conseguimos cobrir todo esse grupo e também começar o reforço em idosos com mais de 80 anos de idade. Além disso, está prevista uma nova remessa da Janssen”, assegurou o secretário.

Mudança no esquema de vacina

sao_tiago_recebe_doses_vacina_covid
Vacinas serão por idade e intervalo de aplicações

Baccheretti disse que adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades vão receber a vacina primeiro. Em seguida, será a vez de jovens saudáveis.

Além disso, também haverá aplicação de vacina de reforço em pacientes imunossuprimidos. Ou seja, que produzem poucas células de defesa. “Vencendo esses grupos, todos os mineiros vão receber o reforço”, declarou o secretário.  

Baccheretti comentou ainda que para os adolescentes, o imunizante será da Pfizer. Já para a dose de reforço, a orientação é que seja de uma marca diferente das aplicações anteriores.

Durante a coletiva, Baccheretti ainda disse que haverá uma mudança no esquema vacinal. “Concluído o grupo de 18 anos de idade ou mais, as vacinas não serão mais por grupos prioritário. Mas por idade e intervalo de tempo entre as doses”.

O secretário acredita que entre 70% e 80% da população mineira já esteja com a cobertura vacinal completa até o início de novembro.

One thought on “Reforço e vacina para adolescentes em Minas começam em setembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem