Temperatura em São Tiago continua em queda

Chegada do inverno e maior anomalia de frio fora das regiões polares acentua queda da temperatura em São Tiago. Fim de semana pode ser gelado 

temperatura_queda_sãotiago
Foto não é de hoje

A tendência de queda da temperatura em São Tiago deve continuar pelos próximos dias. Nesta sexta (2), o município registrou mínima de 2° e máxima de 21°, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apesar da friagem, o Inpe não prevê chuvas para o final de semana. Mas é bom preparar o agasalho, já que entre hoje e domingo São Tiago deve ter temperaturas mínimas de 6° e máximas que não vão passar dos 21°

Segundo o professor de Geografia, João Batista Lima, o frio sentido com mais intensidade pelos são-tiaguenses nos últimos dias pode estar ligado a dois fatores, o início do inverno, dia 21 passado, e a maior anomalia de temperaturas negativas fora dos polos.

“Quem comanda as mudanças de temperatura extrema são as correntes oceânicas (espécie de rios dentro dos oceanos). O derretimento de gelo nas calotas polares desacelera essas correntes e a água circulando mais lentamente faz com que as massas de ar que vêm do Polo Sul cheguem mais frias”, afirma o professor.

Segundo Lima, essa movimentação de águas é conhecida como Circulação de Revolvimento Meridional do Atlântico (AMOC, em inglês). “A agua mais fria evapora menos. Isso forma uma zona de alta pressão que é carreada para o continente e faz a temperatura cair”, explica.

A super onda polar do início da semana produziu “a maior anomalia negativa de frio no mundo fora dos polos. Em nenhum lugar do planeta a temperatura ficou tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul”, informa o site da MetSul Meteorologia.

Para Lima, o fenômeno está ligado à AMOC e “pode ser indício de que o derretimento das calotas polares esteja muito mais intenso do que previsto pelos cientistas”, declarou ao Trem de Ler.  

One thought on “Temperatura em São Tiago continua em queda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *